Multimídia - Notícias
Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
No domingo (20), dia em que completará 80 anos de criação, a Paróquia Santuário N. Sra. do Rosário terá rito de dedicação da igreja e abertura da Porta Santa
No domingo (20), será aberta a “Porta Santa” nas igrejas que serão locais de peregrinação na Diocese de Barretos durante o Ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco: nas paróquias São José em Morro Agudo, São Sebastião em Guaíra, Nossa Senhora Aparecida em Olímpia, na Capela da Casa de Apoio Madre Paulina e no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Barretos. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi aberto solenemente pelo bispo diocesano no domingo passado (13), com a abertura da Porta Santa na Catedral Divino Espírito Santo.
Dom Milton Kenan Júnior, além de presidir a celebração e o rito de abertura da Porta Santa no santuário, dia em que a paróquia comemora 80 anos de ereção canônica, fará a dedicação do templo, a partir das 19h. No seu sentido etimológico, o verbo “dedicar” significa “proclamar solenemente”. A dedicação de igrejas é um rito muito antigo, caracterizado pelo seu aspecto festivo e popular.
Na dedicação da igreja, o rito é belíssimo e tem significados riquíssimos. O bispo diocesano fará a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação e a deposição das relíquias no altar.
No santuário diocesano, como nas outras três igrejas paroquiais e na capela da casa de apoio, os fiéis poderão obter indulgências até o dia 20 de novembro de 2016. As condições para lucrá-las são: confissão, comunhão eucarística, recitar o Pai nosso e o Credo, e uma oração nas intenções do Papa. “Será necessário que os que desejam lucrar as indulgências estejam purificados pelo sacramento da Reconciliação dos pecados graves, tenham o desejo sincero de perseverar na graça de Deus, participem ou recebam a Sagrada Comunhão na ou fora da Eucaristia e unam-se ao Papa na sua oração”, diz o bispo diocesano em sua última circular.