Multimídia - Notícias

Segunda-feira, 04 de abril de 2016

Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística participam de formação no domingo (10) em Barretos

Foto | Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística participam de formação no domingo (10) em Barretos
No domingo (10), cerca de 130 pessoas participarão do Curso de Formação para Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) no auditório da Cúria Diocesana.
 
O encontro terá início às 8h. Após momento de oração, os novos MECEs participarão de três palestras tendo como temas “Eucaristia, ápice da vida cristã”, “Comunhão aos enfermos – Pastoral da Saúde”, e “Utensílios litúrgicos – Símbolos – Manuseio”.
 
À tarde, logo após o almoço, questões diversas serão tratadas sobre os procedimentos no exercício da função que irão exercer nas paróquias. O evento será encerrado com a celebração da missa às 15h.
 
Os novos MECEs das paróquias que pertencem à Região Pastoral Barretos, serão instituídos na Catedral Divino Espírito Santo, no dia 17.
 
Já os novos ministros das paróquias da Região Pastoral Olímpia serão instituídos no dia 1º de maio, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia. As instituições nas regiões Colina e Guaíra ainda serão definidas.
 
Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, ou da Sagrada Comunhão, são leigos que têm a permissão temporária de distribuir a comunhão aos fiéis nas missas ou em outras circunstancias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.
 
São chamados de extraordinários porque só devem exercer o ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários da comunhão (isto é, habituais) são apenas aqueles que receberam o Sacramento da Ordem. Aos ordenados compete a distribuição da comunhão. Por esse motivo, o nome da função é ministro extraordinário da comunhão e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na distribuição.
 
Imagem: cleofas.com.br
 

Outras Notícias