Multimídia - Notícias
Terça-feira, 24 de maio de 2016
Paróquias de Barretos realizarão a tradicional missa e procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira (26)
Na quinta-feira (26), a Igreja Católica celebra a Festa de Corpus Christi, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É um evento realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", ou seja, a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória.
A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
O costume de realizar-se a procissão do Corporal Eucarístico ocorreu em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então Papa Urbano IV tinha sua corte), hamada Bolsena. Lá ocorreu o Milagre de Bolsena em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue que empapou o corporal (pano onde se apóiam o cálice e a patena durante a missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão, em 19 de junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia, que é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim".
A procissão com o Corpo de Cristo exposto no ostensório acontece no final da missa e termina com a benção do Santíssimo Sacramento. A maioria das paróquias da cidade irão confeccionar tapetes para a passagem dos padres com o ostensório.
A Catedral Divino Espírito Santo e a Paróquia Santo Antônio de Pádua produzirão tapetes com artesanatos. A Paróquia São Luís Gonzaga não terá tapetes para a procissão, a Pastoral Catequética enfeitará alguns pontos por onde o Santíssimo irá passar.
A Paróquia São João Batista terá quatro paradas onde terão tapetes e decoração com alimentos não-perecível, roupas, calçados e agasalhos que serão doados às famílias carentes do território paroquial.
O Santuário Nossa Senhora do Rosário, a Paróquia Bom Jesus, e a Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica) terão tapetes produzidos conforme a tradição: serragem, pó de café, tampinhas de garrafas etc. As paróquias Santa Ana e São Joaquim e São Benedito não produzirão os tapetes, realizando apenas as procissões.
Horários das missas seguidas de procissões:
Catedral Divino Espírito Santo: 9h30
Paróquia Santa Ana e São Joaquim: 9h00
Paróquia Bom Jesus: 16h00
Paróquia São Luís Gonzaga: 16h
Paróquia São João Batista: 8h00
Paróquia Santo Antônio de Pádua: 9h00
Paróquia São Benedito: 9h00
Santuário Nossa Senhora do Rosário: 16h00
Quase Paróquia N. Sra. Aparecida (Minibasílica): 10h00