Multimídia - Notícias
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Religiosos da diocese celebram o término do Ano da Vida Consagrada com missa na Paróquia Santo Antonio de Pádua na próxima terça-feira
A CRB – Conselho dos Religiosos do Brasil - Núcleo Barretos encerrará o Ano da Vida Consagrada nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, com uma missa na igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, às 19h30. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior.
O Rito da Celebração da Luz, do Missal Romano, iniciará a missa. O ritual acontecerá na entrada da igreja e em seguida todos adentram e um representante da CRB Núcleo Barretos entrará, junto à procissão de entrada, com uma vela personalizada do Ano da Vida Consagrada e em seguida um representante de cada Congregação Religiosa com um símbolo representativo.
Segundo a irmã Maria Bernadete Meneghello, presidente do Núcleo Barretos dos Religiosos, as preces darão destaque às três palavras que motivaram o Ano da Vida Consagrada: Profecia, Evangelho e Esperança. “Haverá símbolos representando essas palavras, fazendo memória aos religiosos que começaram esse trabalho (de evangelização no Brasil) e depois nos dias de hoje. Primeiro entra um símbolo, faz memória e depois se faz as preces”, explicou.
A freira disse ainda que todos os religiosos presentes na celebração farão a renovação de seus votos de consagração, e que a escolha do encerramento do Ano da Vida Consagrada no dia 2 de fevereiro é muito significativa. “É o dia (memória) da apresentação do Menino Jesus (no templo) e purificação de Nossa Senhora”, disse. Na tradição judaica, Nossa Senhora estava impura por causa do sangue, e passados 40 dias do nascimento de Jesus ela foi até o templo e passou por um ritual de purificação para que pudesse voltar a ser digna de frequentá-lo.
“O religioso também se apresenta. Por isso muitos religiosos fazem nesse dia também a sua consagração. Por isso, o Papa Francisco escolheu essa data para o encerramento. É Jesus, o consagrado do Pai e Maria, a serva fiel e modelo para a vida consagrada. E o santo padre, que é religioso, quis então dar um novo ardor missionário à vida religiosa”, disse a irmã que na data completará 30 anos de seus votos.
Religiosos na Diocese de Barretos
Três bispos religiosos governaram a Igreja Particular de Barretos: Dom José de Mato Pereira, que era Claretiano; Dom Pedro Fré, que pertencia à Congregação dos Redentoristas; e Dom Edmilson Amador Caetano, que é monge cisterciense e é o atual bispo da Diocese de Guarulhos.
Já passaram pelo bispado 370 religiosas e 99 já são falecidas. Dos 103 religiosos que estiveram por aqui, 35 já morreram.
Atualmente, a diocese conta com 17 religiosos e 55 religiosas, um total de 72 pessoas que consagraram sua vida de modo especial à serviço do Reino de Deus.
Foto: Leandro Joaquim