Multimídia - Notícias

Terça-feira, 02 de fevereiro de 2016

Representantes paroquiais e religiosos participam de capacitação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 em Barretos

Foto | Representantes paroquiais e religiosos participam de capacitação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 em Barretos
Mais de 100 pessoas participaram no domingo (31/01), do Encontro de Capacitação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O evento ocorreu no auditório da Cúria Diocesana de Barretos.
 
Uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, foi celebrada no início do encontro que este ano tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am, 5,24).
 
Pe. Luiz Paulo e membros da equipe diocesana da Campanha da Fraternidade
 
O assessor diocesano da CF, Pe. Luiz Paulo Soares, disse que, entre outras coisas, a campanha deste ano está baseada na encíclica do Papa Francisco, “Louvado seja”, em que o pontífice fala sobre o cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra. Sobre a explicação no início do encontro, o sacerdote disse que a CFE visa alertar a população sobre o descarte correto do lixo, saneamento básico, cuidado com a água entre outras coisas.
 
“Todos nós precisamos nos preocupar com o Meio Ambiente. Não podemos ficar omissos ou indiferentes diante da realidade do planeta em que vivemos”, disse Dom Milton que ainda recordou o desastre da barragem do fundão em Mariana (MG) falando que, segundo ambientalistas, não se pode prever ainda as consequências e o impacto desse acidente na natureza. “Concretamente a Campanha da Fraternidade fala sobre a questão do Saneamento Básico”, ressaltou.
 
 
A primeira palestra foi ministrada por Fabiano Botta Tonissi, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, especialista ambiental e que trabalha atualmente, entre outras coisas, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, apresentou dados alarmantes da situação de floresta nativa e saneamento na região que compreende a Diocese de Barretos.
 
 
A formação contou ainda, pela manhã, com a palestra do seminarista Carlos Araki que apresentou o contexto bíblico do lema da campanha que foi retirada do livro de Amós e o contexto histórico de sua época.
 
 
Na parte da tarde, Rosa Maria Toro Tonissi, doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, trabalhou com os participantes em grupos estimulando-os a criarem ações concretas para a campanha deste ano e foi montado um painel com o resultado. No final ela ressaltou que não devemos jogar a responsabilidade para as crianças, esperando que o futuro seja melhor, mas depende de nós fazer algo agora e urgente para que elas tenham futuro.
 
A CFE-2016 será aberta oficialmente no bispado na Quarta-feira de Cinzas, às 10h, na Cúria Diocesana de Barretos.
 
Fotos: Milton Figueiredo
 

Outras Notícias