Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Seminarista Willian será ordenado Diácono

Foto | Seminarista Willian será ordenado Diácono

O seminarista Willian Ricardo Santos dos Reis, atualmente no último ano de Teologia, será ordenado Diácono no próximo dia 16 de agosto, sexta-feira, em Morro Agudo, na matriz da Paróquia São José, pelas mãos do bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Jr.

Willian é filho de Maria Sirlene Pedreira dos Santos Reis e Cícero Ricardo dos Reis; nasceu em Água Fria, cidade do interior da Bahia, aos 24 de agosto de 1999, cidade onde também foi batizado. Depois de várias mudanças pelo interior da Bahia, seus pais se transferiram para o Rio Grande do Norte, onde moraram em duas cidades, iniciando aí seus estudos escolares. Foi no início de 2009 que se mudaram para o estado de São Paulo, primeiramente em Jaboticabal por dois anos, continuando seus estudos. E no fim de 2010 foram para Morro Agudo, município integrante da diocese de Barretos. Terminando ali o ensino fundamental, cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Manoel Martins.

Sua mãe sempre foi uma pessoa de oração, e desde pequenino aprendeu com ela a andar nos caminhos da fé, assim como seus irmãos, levando todos às missas dominicais. E foi assim, em Morro Agudo, que se despertou a sua vocação. Por sugestão dela, foi participar certa vez de um encontro de grupo de jovens da paróquia e, lá se sentindo acolhido, percebeu que Deus tinha algo pensado para ele. Começou então participar mais ativamente desse grupo. Crismado aos 25 de outubro de 2014, sentiu mais forte sua vocação ao sacerdócio, passando então por um período de discernimento.

Depois de tantas mudanças por estados e cidades, viu que a Providência Divina o havia encaminhado em sua vida para este momento, sempre apoiado por inúmeras pessoas e principalmente pelo pároco padre Sílvio. Também não tem como esquecer o agora padre Roger que, inclusive, foi seu padrinho de Crisma, e até convivendo com ele no seminário.

Depois de fazer vários encontros vocacionais com o padre Thiago Reis desde 2014, entrou no seminário em 2018, em São José do Rio Preto. Concluiu os três anos de Filosofia em 2020, e termina neste ano de 2024 os quatro anos de Teologia. Seu primeiro estágio pastoral foi em Cajobi, por dois anos. De lá foi para a paróquia do Bom Jesus, em Barretos, onde permaneceu por um ano e meio, mas era o período da pandemia. Seu terceiro estágio, depois, foi na paróquia São João Batista, em Olímpia, por um ano. E agora seu último estágio está sendo na Paróquia do Divino Espírito Santo de Barretos.

Sua ordenação diaconal foi marcada por Dom Milton para dia 16 de agosto próximo, às 19h30, onde espera receber todos quantos o acompanham em sua história vocacional.