Na última quarta-feira santa (16), a Paróquia Bom Jesus em Barretos recebeu a Santa Missa Crismal, presidida por Dom Milton Kenan, Bispo de Barretos. A celebração é um momento importante para a Diocese, onde os padres puderam renovar suas promessas sacerdotais, além de terem sido abençoados os olhos dos enfermos e catecúmenos e consagrado o óleo do Crisma que serão utilizados nos diversos sacramentos ao longo deste ano, até a próxima Páscoa.
Antes da missa, o clero da Diocese se reuniu para uma tarde de espiritualidade, onde refletiram sobre a importância do ministério sacerdotal e a necessidade de renovar a fé e a dedicação ao serviço de Deus e da Igreja, por meio da reflexão “A segunda conversão”, conduzida por Dom Milton.
Para o prelado, “em pleno Jubileu da Esperança, penso que refletir sobre a conversão seja algo que nos possa ajudar a viver este tempo de graça que a Igreja nos oferece, a fim de reavivar em nós o compromisso por viver nossa vocação e missão com renovada alegria e maior entusiasmo”.
Dom Milton, aos padres, disse que a” segunda conversão é mais exigente do que a primeira. Trata-se de reconhecer com honestidade as próprias limitações e, servindo-se delas, reafirmar a primazia da graça de Cristo, que não se deixa vencer em generosidade, mas é capaz de transformar tudo que se faz entrega e doação persistente.”
Após o momento de patilha com Dom Milton, o clero realizou na Igreja a prática piedosa da Via Sacra e realizou-se a celebração penitencial onde os padres, após meses no atendimento das pessoas em preparação para a Páscoa, também puderam se confessar.
Dom Milton destacou que “neste dia em que renovamos nossas promessas sacerdotais diante da Igreja reunida, possamos ouvir o Senhor que se aproxima de nós e nos convida a lançar as redes, certos de que Ele não nos desampara, mas navega conosco, sempre pronto por nos fazer vencer o medo e o cansaço, com sua amizade e companhia amorosa”.
Ao término da celebração litúrgica, que contou com a presença de todo o clero, os párocos de todas as paróquias, quase paróquia e área pastoral do bispado de Barretos, receberam das mãos de Dom Milton os óleos, envazados pela comissão diocesana de liturgia.
Esta celebração é sempre um sinal de unidade, onde batizados e ministros formam uma só família, ao redor de seu pastor, além de ser um lembrete da importância do ministério sacerdotal e da necessidade de continuar a servir a Deus e à Igreja com amor e dedicação.
FOTOS: Ricardo Donizete – PASCOM – Morro Aguro – SP



