Multimídia - Artigos

Sábado, 17 de abril de 2021

Artigo do Pe. Ivanaldo: Escândalo abençoado!

Foto | Artigo do Pe. Ivanaldo: Escândalo abençoado!
A experiência da Páscoa celebrada recentemente e saboreada todos os dias, à luz da fé, traz consigo revolucionária notícia: “O Senhor Ressuscitou! Aleluia!”.
 
O conteúdo desta exclamação traduz a riqueza que a Páscoa disponibiliza a toda a humanidade. A Ressurreição de Jesus é a manifestação plena e vitória definitiva do amor de Deus que, em Cristo, liberta o homem da escravidão do pecado e sua consequência, a morte eterna, restaurando-lhe a dignidade de Filho e o direito de usufruir, enquanto herdeiro, de Sua maior promessa, a vida eterna. A realização plena do ser humano, só é possível, quando ele retorna à sua origem primária: o amor de Deus. Na força da Ressurreição, vida, amor, paz e felicidade tornam-se imperativos.
 
Esta boa notícia converte-se também em escândalo! A realidade instaurada pela Páscoa independe de mim, de você ou de consenso para ser verdade. Ela está aí, a disposição, para ser acolhida e experimentada. A vida eterna que Cristo nos garante não é fruto de nossos esforços, merecimentos ou créditos e sim, dom gratuito, presente de Deus. 
 
Este escândalo de amor incomoda e desafia quem deposita o sentido da vida e existência na razão, filosofia, ciência e capacidades próprias. Este escândalo de amor conforta e confirma os passos de quem deposita o sentido da vida e existência na razão maior que a sua, na força maior que a sua, no amor maior que o seu, reconhecendo sabiamente, o devido valor e lugar da filosofia, da ciência e das capacidades próprias, sem que isso, em nada, o diminua.
 
O escândalo da Páscoa convida-nos e desafia-nos a ir além do alcance de nossos olhos, fazendo-nos perceber, que o sentido da existência humana ultrapassa, em muito, aquilo que está sob nosso controle e entendimento imediato.
 
O escândalo da Páscoa convida-nos e desafia-nos a ultrapassar o limite do alcance de nosso horizonte, próximo ou distante, fazendo-nos perceber que ele, o horizonte, é muito mais do que podemos alcançar.
 
O escândalo da Páscoa convida-nos e desafia-nos a olhar para o alto, espaço representativo do ‘lugar de Deus’, e lá, identificar nossa origem primária, nossa essência, sem a qual nada somos e nada faz sentido pleno.
 
O escândalo da Páscoa propõe contínuo exercício, disciplina, coragem, fidelidade e perseverança; proporciona autoconsciência na relação com Deus, consigo próprio e com os irmãos. Assim, aprendemos a lidar, de forma equilibrada, com tudo o que está ao alcance de nossos olhos, de nosso horizonte e, como rios caudalosos, desaguamos, no grande mar do amor de Deus.
 
Deus seja louvado por este Escândalo Abençoado!
 
Por: Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça
Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça

Sobre o autor:

Pe. Ivanaldo é pós-graduado em Psicologia, pároco da Paróquia São José de Olímpia. E-mail: ivanpsicol@hotmail.com
Veja mais artigos do autor >>>