Multimídia - Artigos

Sexta-feira, 02 de outubro de 2020

Artigo do Pe. Thiago: Esqueceram-se do Francisco!

Foto | Artigo do Pe. Thiago: Esqueceram-se do Francisco!
No domingo, dia 04 de outubro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Francisco de Assis. Um dos santos mais populares que viveu no século XIII e que deixou um legado tão fecundo que, até hoje, se mantém vivo na Igreja. Porém, mais do que nunca, o mundo precisa redescobrir Francisco!

São Francisco é tido como patrono da natureza e, por isso, julgo ser urgente revisitarmos seu testemunho de vida. Não será exagero dizer que o mundo está em chamas. Não é só a Amazônia, mas o mundo! E querem saber mais? Barretos também está em chamas!

Há dias, nossa região vem sofrendo com queimadas e nossa cidade (Barretos) não é diferente. Não são queimadas em “terra de ninguém”, toda devem ter donos. Mas ficam duas perguntas. A primeira: por que o poder público não toma as devidas medidas? Por que não batem na porta destes que inconsequentemente estão matando nossa Casa Comum?

A segunda pergunta é: como podem colocar fogo, sabendo que estamos no meio da maior crise de saúde do século e que, justamente, seus piores quadros são os respiratórios? Como alguém tem coragem de atear fogo na mata, na vegetação, no quintal, sabendo que não temos previsão de chuva; que estamos no meio de um desabastecimento de água; que temos centenas de crianças e idosos com sérios problemas respiratórios; que temos uma sociedade inteira amedrontada com o Covid-19? Como alguém tem coragem de “tacar fogo” sabendo que vai fazer tão mal ao próximo?

Quando falo em redescobrir São Francisco de Assis estou falando de sermos solícitos aos apelos que o Papa Francisco tem feito ao mundo para cuidarmos da nossa Casa Comum. Estou falando que é preciso termos empatia pelas pessoas, mesmo as que não conhecemos. Estou falando que precisamos respeitar o meio ambiente, porque ele não é eterno se continuarmos neste caminho de morte.

Quando falo em redescobrir São Francisco de Assis estou falando em aprendermos a viver neste mundo. Tem sido dias difíceis. Precisamos ter o mínimo de empatia! Queimada, seja grande ou pequena, neste tempo sombrio que estamos vivendo, sempre será um gesto desumano, covarde e cruel!

Que São Francisco de Assis interceda a Deus por nós, para aprendermos a amar uns aos outros e a cuidarmos do nosso planeta!

Por: Padre Thiago Freitas dos Reis
Padre Thiago Freitas dos Reis

Sobre o autor:

Pe. Thiago é pároco da Paróquia Bom Jesus em Barretos. E-mail: thiagofdreis@hotmail.com
Veja mais artigos do autor >>>