Serviços - 2º Via de Documentos

Via de regra, os católicos precisam apresentar a segunda via de certidões de batizado e de Crisma para se casar e/ou serem padrinhos e madrinhas de batizados.

Veja o que fazer:

A solicitação da segunda via da Certidão de Batismo deve ser realizada nas secretarias das paróquias e não na Cúria Diocesana. Para isso é necessário informar a data do batizado e os nomes completos da pessoa que foi batizada, dos pais e se possível dos padrinhos.
No caso do batizado não ter sido realizado em nenhuma das paróquias da Diocese de Barretos a solicitação deve ser feita pela pessoa que necessita da segunda vida do documento e não pela paróquia em que será realizado o sacramento, nem mesmo a Cúria Diocesana. Ressaltamos que algumas paróquias e dioceses cobram pelo serviço de busca e envio do documento.

- Contatos das paróquias: Na Página Paróquias você encontra os contatos de todas as paróquias da Diocese de Barretos bem como o ano de fundação das mesmas. Este dado, o da fundação, poderá ajudar você a descobrir, em caso de dúvida, qual foi a paróquia em que foi realizado o batizado, a crisma ou o casamento.

A solicitação da segunda via da Certidão de Crisma deve ser realizada primeiramente nas secretarias das paróquias e não na Cúria Diocesana. Nos arquivos da Cúria só há registros nos livros até o ano de 1968 e só é realizada a busca se não for encontrada na paróquia.
Para isso é necessário informar a data da realização da crisma e os nomes completos da pessoa que foi crismada, dos pais e se possível do padrinho ou da madrinha.
No caso da crisma não ter sido realizada em nenhuma das paróquias da Diocese de Barretos a solicitação deve ser feita pela pessoa que necessita da segunda vida do documento e não pela paróquia em que será realizado o sacramento, nem mesmo a Cúria Diocesana. Ressaltamos que algumas paróquias e dioceses cobram pelo serviço de busca e envio do documento.

O Juramento Supletório acontece quando, após ter sido realizada busca de registros de Batizado e de Crisma nos arquivos das paróquias e da Cúria, não são encontrados registros.

Para que a pessoa possa se casar ou ser padrinho/madrinha de batismo/crisma ela deve agendar com o padre da paróquia em que irá se casar ou ser padrinho/madrinha e fazer o Juramento Supletório apresentando uma testemunha que participou do batizado/crismado (pais, padrinhos, tios, irmãos etc.) ou, por exemplo, apresentar uma fotografia que comprove o recebimento do sacramento.

A solicitação da segunda via da Certidão de Casamento deve ser realizada nas secretarias das paróquias e não na Cúria Diocesana. É necessário apresentar o nome dos cônjuges e a data da realização do casamento.

No caso do casamento não ter sido realizado em nenhuma das paróquias da Diocese de Barretos a solicitação deve ser feita pela pessoa que necessita da segunda vida do documento e não pela paróquia em que será realizado o sacramento, nem mesmo a Cúria Diocesana. Ressaltamos que algumas paróquias e dioceses cobram pelo serviço de busca e envio do documento.