Autores da própria história

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019

Imagem | Autores da própria história

De modo geral e automaticamente, diante de uma decisão a ser tomada, somos impulsionados a nos perguntar em um breve momento de reflexão: O que é útil fazer? Para que e para quem algo é útil? Ou, até mesmo, por que isto está acontecendo comigo?

O senso comum, conhecimento baseado pela compreensão e experiências acumuladas por ideias e sentimentos formados em grupos sociais, considera útil tudo aquilo que dá prestígio, poder, fama e riqueza, nele julga-se útil os resultados visíveis das coisas e das ações como a famosa expressão: “levar vantagem em tudo”.

A busca pela sabedoria, ao contrário, exige esforço, coragem e humildade para refletir olhando para o futuro notando as reais possibilidades de se estabelecer algo sem se deixar levar pelas ilusões. Porém, tem-se notado, na atual circunstância que a busca pelo conhecimento e pela sabedoria, vem tornando-se uma característica esquecida.

A sociedade parece estar mais preocupada com questões práticas e imediatas ao passo de ser levada pelo senso comum, que a princípio  se apresenta através das facilidades “úteis” por caminhos e opiniões sem comprometimento que, porém, a longo ou a curto prazo, o resultado será reconhecer-se que se deixou ser levada por caminhos ilusórios e “inúteis”, pois não foi capaz de construir nada concreto ao longo dos vários anos que se passaram fruto do acaso, da indiferença, e até mesmo dos efeitos de confusão que as informações geram através das fakes news e diversas interpretações pessoais que tem gerado impactos negativos no desenvolvimento da social.

Assim, pode-se de definir o sábio como sendo aquele que não se deixa perturbar, age se superando e encontrando novos caminhos, pois não possui apego, ganância e nem desespero. Peçamos a Deus a graça da Sabedoria para sermos autores de nossa própria história, cultivemos a esperança permanecendo firmes sendo autossuficiente e capaz de suportar e vencer os males e as dificuldades mais diversas! Sejamos Sal da Terra e Luz do Mundo!

Imagem: Rede Século 21