Circular de fevereiro de 2018

Quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Imagem | Circular de fevereiro de 2018

Barretos, 08 de fevereiro de 2018.

Circular 01/2018

Caríssimos irmãos e irmãs,

Na próxima quarta-feira (14), tem início o tempo santo da Quaresma e, ao mesmo tempo, na Igreja do Brasil, a Campanha da Fraternidade (CF) cujo tema neste ano é “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

É sempre importante conhecer e refletir o tema da CF segundo o Texto-base que a CNBB publica a cada ano, apresentando a partir do método Ver-Julgar-Agir a realidade social que desperta a atenção para o tema proposto, as motivações que surgem da Palavra de Deus e as pistas para a ação concreta que expresse conversão e comunhão.

Partindo das palavras de Jesus (cf. Mc 7,14-15.21-23), o Texto-base afirma que “é, pois, o coração do homem que precisa ser pacificado para que possa superar a ideia que o outro é um risco a ser eliminado. A superação da violência passa necessariamente pela conversão dos atos do homem que pressupõe uma conversão de seu coração” (n.172).

A conversão do coração está, pois, na raiz daquela cultura de paz que tem nas palavras de Jesus a sua mais forte inspiração (cf. Mt 5,9; Jo 14,27). Ela exige que cada um de nós examine o grau de egoísmo, a lógica da competição, a cultura da vingança que se instala nos nossos corações e, que, geram discórdia e violência.

Não nos será difícil reconhecer a necessidade de se educar para a paz! É ainda o Texto-base que afirma: “Como ‘a paz deve estar primeiro nos espíritos, para poder verificar-se depois nos acontecimentos’ (PauloVI), a educação adquire um papel de primeira relevância” (n. 188).

Educar para a paz equivale valorizar sempre o respeito pelo outro, a capacidade de escutá-lo, o esforço para o diálogo, a renúncia às atitudes de discriminação e preconceito, o compromisso com a tolerância evangélica, à confiança, o perdão e ao amor gratuito. Tudo isso não se improvisa, mas exige amadurecimento constante.

Assim, “a Igreja pensa que, por meio de cada um de seus membros e por toda a sua comunidade, pode ajudar muito a tornar mais humana a família humana e a sua história. Ninguém pode eximir-se de suas responsabilidades, imaginando que a violência sempre está ‘no outro’. É preciso que cada um se pergunte: ‘O que tenho feito para ajudar a construir uma cultura de paz?’. (n. 223).

Desejo a todos os diocesanos uma Santa Quaresma, que percorrendo o caminho para a Páscoa possamos ajudar a promover, partindo sempre da conversão pessoal, um mundo de justiça, perdão e paz!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Diocesano de Barretos

AGENDA EPISCOPAL - FEVEREIRO 2018

06  - Reunião do Secretariado de Pastoral, na Cúria Diocesana, às 9h