Multimídia - Artigos

Segunda-feira, 25 de setembro de 2023

DERAM O CORAÇÃO PARA JESUS! MAS NEGARAM-LHE O CÉREBRO!

Foto | DERAM O CORAÇÃO PARA JESUS! MAS NEGARAM-LHE O CÉREBRO!

Não estou generalizando.  Mas não passam de 7 % os católicos leigos alfabetizados que leem e estudam sobre sua Igreja! A maioria prefere ouvir a fala dos seus pregadores. É pouquíssimo o seu interesse por leituras da fé!

Já cantei isto, já preguei isto em estádios, e faz mais de 50 anos que repito isto: a maioria dos crentes católicos e evangélicos deram o coração para Jesus, mas negam-lhe o cérebro!  Várias revistas fecharam por falta de leitores!

No caso dos católicos é grande o número dos que não estudam , não leem, não abrem a Bíblia, não aceitam ler sobre o Concílio Vaticano II, o Catecismo da Igreja Católica ou sobre a Doutrina Social da Igreja, nem sobre o mais recente Documento de Aparecida , nunca leram nada dos Papas desde João XXIII até Francisco, desde que aconteceu o Concílio Vaticano II com suas consequências.

Foram 60 anos de atualização com mais de 100 documentos para católico ler.  Mas não leram! Estudar a fé não é o forte da maioria dos católicos. Leem tudo que podem para se atualizar na sua profissão.  Mas, para se atualizar na fé, somam nada vezes nada. Os livros existem, mas eles não compram e não leem. Consequentemente não se atualizam. Porém são ótimos ouvintes! Ficam duas horas no sábado ou na quarta-feira ouvindo seus pregadores, orando, louvando, cantando, invocando o Espírito Santo e pedindo mais sabedoria e mais luzes.

Mas como querem mais sabedoria e conhecimento se não acendem as velas ou lanternas do coração, dos olhos e da mente? Não leem. Não estudam e querem mais conhecimento?

São católicos de proclamar, de bradar, de cantar, de ouvir horas a fio, de dar testemunho de vida, mas, nas duas ou três horas e até 15 horas que passam juntos em acampamentos, raramente levam livros de estudo da fé. Apenas suas bíblias!

Estudo comunicação católica há 50 anos. Lecionei a matéria por 32 anos.  A coisa pouco mudou. Dias atrás assisti a três horas de TV Católica. Apenas um padre leu e explicou por dez minutos um texto bíblico sobre o Espírito Santo. O resto foi cantoria, testemunhos pessoais de conversão e mudança de vida, e canções de louvor seguidas de canções de exortação. Nada de instruções e de documentos do Papa e da CNBB. O casal que deu testemunho de vida matrimonial não citou nem João Paulo II, nem o Papa Francisco, que escreveram várias encíclicas sobre o tema.

Desde o Vaticano II, há mais de 12 livros escritos sobre o Futuro da Fé Católica, mas raramente são citados. É que a Palavra dos Papas deixou de ser referência.  Preferem seus padres e mestres de espiritualidade.  Ocasionalmente ouvem os bispos. Minha constatação continua a mesma dos anos 70. A maioria dos católicos reza muito e estuda pouco. Deram o coração para Jesus, mas negaram-lhe o cérebro!

Por: Pe. José Fernandes de Oliveira, SCJ (Pe. Zezinho)
Pe. José Fernandes de Oliveira, SCJ (Pe. Zezinho)

Sobre o autor:

Sacerdote dehoniano, escritor, músico, comunicador, evangelizador

Veja mais artigos do autor >>>