Quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Foto | Assembleia das Pastorais Sociais define que diocese celebrará o Dia Mundial do Pobre a partir de 2019
No sábado (17), a Comissão Igreja a serviço da vida plena para todos promoveu mais uma Assembleia Diocesana das Pastorais Sociais no auditório da Cúria Diocesana. O evento contou com a presença de 20 representantes de todas as áreas sociais da diocese e de algumas entidades ligadas ao bispado.

Segundo a assessora eclesiástica, irmã Maria Bernadete Meneghello, mais uma vez a assembleia foi muito positiva: “Ouvir as partilhas de todas as pastorais sociais presentes na diocese foi muito importante. A partilha foi riquíssima!”.

Os participantes puderam partilhar um pouco dos trabalhos realizados ao longo de 2018 bem como de suas dificuldades e os projetos para o ano que vem.

Segundo a irmã Bernadete, um vídeo deve ser produzido para divulgar os trabalhos e as experiências maravilhosas na área social que acontecem na diocese e que ficou decidido que a partir de 2019 será celebrado o Dia Mundial dos Pobres em nível diocesano.

O Dia Mundial dos Pobres foi criado pelo Papa Francisco em 2016 e quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”, segundo o Santo Padre. A celebração foi inspirada na experiência do Jubileu da Misericórdia e será festejado no penúltimo domingo do ano litúrgico pela Igreja Católica em todo o mundo. “Não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”, sustenta o pontífice em uma carta apostólica divulgada no dia 21 de novembro de 2016.

“Como gesto concreto do Dia Mundial dos Pobres, deverá ser organizado, nesse dia, nas paróquias que puderem, uma missa e em seguida um café da manhã com os moradores de rua, com as pessoas carentes, ou até mesmo um almoço. Cada comunidade poderá se organizar de acordo com a sua possibilidade”, explicou irmã Bernadete.

Para compor a agenda diocesana 2019, a comissão definiu algumas datas: 03/02 – Formação Diocesana sobre a Campanha da Fraternidade 2019; 24/03 - Retiro Quaresmal para as Pastorais Sociais; 28/07 – 4º Simpósio Diocesano das Pastorais Sociais; 07/09 – Grito dos Excluídos; 17/11 – 3º Dia Mundial dos Pobres; 23/11 – Assembleia Diocesana das Pastorais Sociais.

Fotos: Milton Figueiredo