Segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Foto | Bênção e inauguração de presépio de 6 metros marca os 75 anos da Comunidade Santos Reis na Fazenda Armour em Barretos
Presépio será similar ao da Basílica Nacional de Aparecida /
Foto: Gazeta do Povo – Curitiba/PR

A mais tradicional Festa de Santos Reis da cidade de Barretos completa em 2019 69 anos. Entretanto, a comunidade comemora 75 anos no domingo (06), dia em que a Igreja celebra a Epifania do Senhor. A comunidade Santos Reis da Fazenda Armour, que pertence à Paróquia Santa Ana e São Joaquim, prepara o popular jantar gratuito que será servido para cerca de 6 mil devotos após a missa das 18h que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior.

Para marcar de modo especial as festividades de Bodas de Brilhante da comunidade será dada uma benção e realizada a inauguração de um presépio com 6 metros de altura nos mesmos moldes do que há no Santuário Nacional de Aparecida.

A animação da celebração eucarística será feita pelo Grupo Brasil Viola, característico por apresentar canções litúrgicas no ritmo das Companhias de Reis. Haverá ainda apresentações do Grupo de Cânticos Epifânicos Irmãos Borges.

O pároco, padre Luiz Paulo Soares, disse que a comunidade está realizando uma rifa de um presépio de resina no valor de R$ 2,00 para ajudar nos custos do presépio a ser inaugurado. Os números podem ser adquiridos na secretaria da paróquia, na Rua Sant’Anna, nº 192, no bairro Nadir Kenan, ou mesmo no dia da missa, na fazenda Armour.

Cerca de 40 voluntários preparam o jantar que é feito com alimentos doados por devotos de toda a cidade de Barretos.

A Festa da Epifania do Senhor comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado diante dos magos do oriente que o visitaram levando como presente ouro, incenso e mirra. Esta data, para os católicos, é dia de veneração aos três reis magos Melchior, Gaspar e Baltazar. A tradição teria surgido no século VIII. Neste dia, ainda, encerra-se os festejos natalinos e os presépios são desmontados e, por conseguinte, os enfeites natalinos são retirados.

Capela Santos Reis - Fazenda Armour