Sexta-feira, 26 de abril de 2019

Foto | Missa em memória a Santa Gianna será celebrada domingo no Santuário do Rosário em Barretos
Neste domingo (28), Festa da Misericórdia, a Igreja celebra a memória de Santa Gianna Beretta Molla, padroeira das famílias. Para marcar a data, integrantes da Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora e Encontro de Casais com Cristo (ECC), participarão da missa das 19h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, para juntos celebrarem as duas festas litúrgicas.

Santa Gianna viveu entre 1922 e 1962, na Itália. Foi médica e mãe de família com quatro filhos. Na última gestação, aos 39 anos, descobriu que tinha um fibroma no útero. Gianna tinha três opções: retirar o útero doente (ocasionando a morte da criança), abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia para preservar a gravidez. Ela não hesitou e pediu que fosse salva a criança, pois ela tinha o direito de viver e ser feliz.

A cirurgia acontece no dia 06 de setembro de 1961. Na Sexta-feira Santa de 1962, deu entrada para o parto. No dia seguinte, 21 de abril, nasceu Gianna Emanuela. Gianna faleceu em sua residência no dia 28 de abril de 1962.

Os milagres que levaram Gianna à beatificação e canonização ocorreram no Brasil. O da beatificação aconteceu em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, no hospital que desejava ser missionária. Foi beatificada pelo Papa São João Paulo II no dia 24 de abril de 1994.

No início de 2000, Elisabete Comparini, da vizinha Diocese de Franca, tinha problemas na gestação do quarto filho. Ela havia perdido, no terceiro mês de gestação, todo o líquido amniótico. A intercessão da então beata foi feita, ainda no hospital, na presença do então bispo de Franca, Dom Diógenes Matthes. Ela se recusava a fazer o aborto, e sem explicação científica, no dia 30 de maio do mesmo ano, sem a presença do líquido amniótico, nasceu Gianna Maria, nome dado em homenagem à beata.

Gianna foi canonizada no dia 16 de maio de 2004 e recebeu o título de “Mãe de Família”.