Terça-feira, 02 de abril de 2019

Foto | Paróquia de Ipuã realiza primeira etapa de formação para seus catequistas em 2019
Selfie do professor Bruno com participantes do evento

A Paróquia Sant’Ana de Ipuã iniciou o processo formativo deste ano de 2019 para seus catequistas no dia 31 de março. Cerca de 55 catequistas participaram do evento que ainda contou com catequistas das cidades de Guaíra e Barretos.

No primeiro encontro formativo, assessorado pelo professor Bruno Tamancoldi da Universidade Católica de Petrópolis (PU-RJ), o tema foi “A pessoa do catequista: Vocação e Missão”.

Na primeira palestra, com a temática “Catequista: Um amor que Transborda”, o professor Bruno tratou sobre o encontro com Jesus demostrando que o catequista é alguém que encontrou a água viva e se torna aquilo que bebeu, ou seja, um manancial para si e para os irmãos.

“O ser do Catequista: seu rosto humano e cristão”, foi o tema da segunda palestra do professor que mostrou alguns traços pertinentes e prerrogativas do catequista, tais como: um agente maduro, um educador na fé, e alguém que testemunhe o Cristo.

Segundo o pároco, padre André Corrêa, na terceira palestra foi abordado o tema “Novos caminhos para a catequese”, utilizando como modelo a segunda pesca milagrosa (cf. Jo 21,1). “O professor Bruno demostrou que sem a presença da Jesus não há pescaria”, disse.

A quarta e última palestra desta primeira etapa foi sobre “Catequistas em saída”, explanando a missionariedade catequética.

O padre André contou que acontecerão mais três encontros formativos neste ano. “Em julho, o tema da formação será Cristologia e Eclesiologia. No mês de setembro será sobre a metodologia catequética, e em dezembro a psicopedagogia catequética”, falou.