Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraci promove formação para Ministros Leitores

Foto | Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraci promove formação para Ministros Leitores
Com o tema “Tornais-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes” (Tg 1,22), a Pastoral Litúrgica e o Ministério de Leitores da Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraci promoveram uma manhã de formação para agentes paroquiais no domingo (17).

Aproximadamente 80 Ministros Leitores das comunidades paroquiais participaram do evento no salão paroquial.

O encontro foi dividido em três partes. Na primeira, desenvolvida pelo seminarista Daniel Canevarollo, foi abordado “Quem são os leitores”, “Ministério e serviço” e “Introdução aos Livros Sagrados. Na segunda parte, o seminarista Matheus Silva trabalhou a “Proclamação da Leitura, uma realidade sacramental feita de sinais sensíveis,” que abordou posturas e técnicas de microfone, bem como posturas corporais e diferenciação de gêneros literários para uma melhor proclamação.

A última parte teve questões práticas e paroquiais em que o pároco, padre Hamilton Baltazar deu algumas orientações gerais acerca do melhor desenvolvimento da missão dos Ministros Leitores.

Segundo o seminarista Matheus, “o objeto da formação foi dar subsídios e ferramentas para os leitores que já atuavam e para os novos que agora ingressam na pastoral para melhor proclamarem a Palavra de Deus na Sagrada Liturgia, dando dignidade ao culto celebrado, e fortalecer a convivência dos membros da pastoral não ficando apenas nas escalas do mês”.