Quinta-feira, 02 de agosto de 2018

Sábado é Dia do Padre

Foto | Sábado é Dia do Padre
Neste sábado, dia 04, comemoramos mais um Dia do Padre. É uma ótima oportunidade para se reunir e rezar por cada um desses homens que se dedicam suas vidas ao Evangelho e ao Reino de Deus.

Padre é um título é atribuído ao ministro religioso na Igreja Católica Apostólica Romana, Ortodoxa e Anglicana. Os padres são os auxiliares dos bispos nas dioceses administrando as paróquias. Os bispos são os representantes dos apóstolos de Jesus, segundo a sucessão apostólica.

O termo “Padre” significa “Pai” e era atribuído ao bispo nos primeiros séculos da Igreja. O bispo tinha, por direito, a tarefa de ensinar: eram professores, mestres, enfim eram aqueles que transmitiam a doutrina. Se chamavam também padres aos ascetas do deserto, eremitas do Oriente, que buscavam Deus no isolamento e ofereciam conselhos a todos que os procuravam. Muitos deles ficaram conhecidos como Padres do deserto. No século IV, o termo “padres da igreja” foi utilizado para nomear os pastores e mestres que fizeram parte do Concílio de Niceia, em 325.

Para que um fiel da Igreja se torne padre são necessários alguns requisitos: ter pelo menos 25 anos de idade; ser do sexo masculino; ter cursado teologia em alguma faculdade autorizada pelo bispo e na maioria dos casos também filosofia; ter sido ordenado diácono; e ser solteiro.

Os padres católicos podem, a partir dos 35 anos de idade, e com pelo menos cinco anos de ordenação presbiteral, ser nomeado bispo.

A criação dos seminários, locais onde os seminaristas recebem formação por pelo menos sete anos, foi aprovado no Concilio de Trento (1545-1563), no dia 15de julho de 1563.

A Diocese de Barretos conta com cerca de 45 padres, dentre eles diocesanos e religiosos (ligados a uma congregação religiosa); um diácono transitório, ou seja, que se prepara para ser ordenado padre; e oito seminaristas moram e estudam no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto, onde cursam Filosofia e Teologia.

Segundo a Estatística da Igreja Católica de 2017, há 414.969 padres em todo o mundo, sendo 67% do clero diocesano e 32,1% de ordens e congregações religiosas.

Foto: Milton Figueiredo