Multimídia - Notícias

Segunda-feira, 24 de julho de 2017

2º Simpósio da Misericórdia reúne aproximadamente 100 pessoas

Foto | 2º Simpósio da Misericórdia reúne aproximadamente 100 pessoas

Com a participação de aproximadamente 100 pessoas de entidades, obras, pastorais e movimentos sociais ligados à Igreja Particular de Barretos das cidades de Barretos, Severínia, Olímpia, Guaíra e Guaraci, foi realizado no sábado (22), o 2º Simpósio da Misericórdia. O evento, promovido pela Comissão Diocesana “Vida plena para todos”, aconteceu no auditório da Cúria Diocesana.


O coordenador diocesano de pastoral, padre Ivanaldo Mendonça, disse aos participantes que se surpreendeu com o número de pessoas. “Olhando para esse número de pessoas a gente agradece a Deus e ao mesmo tempo fica preocupado. Porque quando chegarmos lá, na passagem definitiva, Jesus diz o que vai nos ser perguntado se você visitou os enfermos; se você ajudou os pobres, os pequenos; se você acolheu os encarcerados; e você alimentou o faminto; se você acolheu as viúvas e os órfãos. Então a gente olha com muita alegria os passos que estão sendo dados e poder unir nessa tarde vocês que são os braços da misericórdia hoje através da Igreja, das pastorais e dos movimentos, mas ao mesmo tempo a gente se preocupa. Se chegarmos hoje diante das perguntas de Jesus, e a passagem definitiva for hoje, me parece que muitos não seguiriam adiante”, dissertou o sacerdote que depois agradeceu a comissão que organizou o evento.


O padre frei Mauro de Oliveira, ofm, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia, ministrou uma palestra referente ao tema do simpósio: “Maria nas diversas realidades sociais” trabalhando com as palavras: Encontro, oração e ação (questionamentos).


O bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, agradeceu a presença de todos pela disponibilidade e a disposição e lembrou os 10 anos da Conferência de Aparecida e que tem como título “Discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço da vida plena”. E enfatizou as palavras do frei na palestra que disse que “a fonte na qual não podemos deixar de beber é a Palavra e a Eucaristia”. “É aí que alimenta a nossa identidade”, destacou.


“(...) Se a gente olhar para o Evangelho a vida de Maria inteira é serviço. Foi com Isabel, foi com o casal de Caná da Galileia, foi com os apóstolos, é a mulher que está sempre atenta às necessidades, sempre atenta à realidade do outro (...). Maria é aquela que se deixou ser conduzida pela Palavra, mas que não viveu a sua fé de maneira egoísta, sentimental, acomodada (...). A fé de Maria é uma fé prática! (...)”, disse o prelado se referindo ao tema do evento.

 

O simpósio foi criado no ano passado tendo como motivação o Ano da Misericórdia que foi proposto à Igreja pelo Papa Francisco. Uma das propostas do Santo Padre era que, especialmente durante o Ano da Misericórdia, se praticassem as obras de misericórdia. Dessa forma, pensou-se então, em criar um momento em que aqueles que trabalham especificamente com alguma dessas obras pudessem se reunir para aproximar ações que se esforçassem por ser expressão da misericórdia divina, sobretudo aos necessitados do pão material e do pão espiritual.


Outras Notícias