Multimídia - Notícias

Terça-feira, 05 de setembro de 2017

23º Grito dos Excluídos será realizado na quinta-feira em Barretos

Foto | 23º Grito dos Excluídos será realizado na quinta-feira em Barretos

A fim de valorizar a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, construindo ações a fim de fortalecer e mobilizar a classe trabalhadora nas lutas populares, denunciar as estruturas opressivas e excludentes da sociedade e do sistema neoliberal que nega a vida e quer nos impedir de sonhar, a Comissão Vida Plena para Todos em parceria com a Comissão Diocesana Fé e Cidadania da Pastoral Fé e Política da Diocese de Barretos realiza no dia 7 de setembro (quinta-feira), Dia da Pátria, o 23º Grito dos Excluídos.


A concentração será às 9h, em frente ao Recinto Paulo de Lima Correa, com uma reflexão sobre a corrupção. Em seguida sairá ma passeata pelas ruas do centro da cidade de Barretos. Serão realizadas três paradas para reflexões.


Em frente à Diretoria Regional de Saúde, na Av. 21, será feita a primeira parada para uma breve reflexão sobre a saúde pública. A segunda parada irá refletir sobre as reformas trabalhistas e previdenciária em frente ao prédio do INSS – Previdência Social, na Av. 17 (26 x 24). Para refletir sobre tributos, a última parada será realizada em frente à Câmara Municipal. O final da passeata se dará na Praça Francisco Barreto refletindo a mística sobre a esperança.


O tema deste ano do Grito é “Vida em primeiro lugar!”, e o lema é “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”. O evento está previsto pelo 3º Plano Diocesano de Pastoral, cujo objetivo é “expressar nosso anseio por justiça e paz para o nosso país”.


A proposta do Grito surgiu no Brasil no ano de 1994, e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.



Outras Notícias