Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 24 de novembro de 2016

3º Plano Diocesano de Pastoral deve ser lançado no aniversário de 43 anos da Diocese de Barretos

Foto | 3º Plano Diocesano de Pastoral deve ser lançado no aniversário de 43 anos da Diocese de Barretos
Inicialmente previsto para ser lançando no dia 08 de dezembro deste ano, o 3º Plano Diocesano de Pastoral deve ter sua difusão em 14 de abril de 2017, data em que se celebrará o 43º aniversário de criação da Diocese de Barretos.
 
Em nota enviada aos padres e lideranças pastorais, o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, e o coordenador diocesano de pastoral, padre Ivanaldo Mendonça, louvam a Deus pela bonita caminhada que a Igreja Particular de Barretos realizou ao longo do deste ano. “Destacamos os esforços empreendidos, por todos, no processo que culminou com a realização da 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 07 de setembro. (...) O Plano Diocesano de Pastoral será lançado assim que as comissões tiverem elaborado os projetos de ação em conformidade com as diretrizes aprovadas na Assembleia Diocesana de Pastoral”, diz a nota.
 
A decisão do adiamento partiu da comissão diocesana responsável pela elaboração do Plano em consonância com os assessores das comissões específicas que entendeu que o tempo previsto para o lançamento não seria hábil por considerar a necessidade de que os passos sejam dados com clareza e firmeza.
 
Os projetos de ações para serem realizadas na diocese estão sendo elaborados por cada uma das cinco comissões das seguintes propostas mais votadas na última Assembleia Diocesana de Pastoral em cada urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019):
 
- 1ª. Igreja em estado permanente de missão (assessor: Pe. Luiz Paulo Soares): Missão permanente; Formação específica; Visitação nas casas, famílias e jovens. A linha de ação é imprimir em toda ação eclesial o caráter missionário.
 
- 2ª Igreja: casa de iniciação à vida cristã (assessor: Pe. Luís Gonzaga Bolinelli): Ações de caráter catequético voltadas à família; Escola de formação para leigos; formação de catequistas. A linha de ação é tornar a comunidade protagonista no processo de iniciação à vida cristã priorizando jovens e adultos.
 
- 3ª Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral (assessor: Pe. Deguinor Mário Russo):  Curso/formação bíblica; Incentivo dos círculos bíblicos; Leitura Orante. A linha de ação é promover a centralidade da Palavra de Deus na caminhada das comunidades.
 
- 4ª Igreja: comunidade de comunidades (assessor: Pe. Thiago Reis): Fortalecer o processo de descentralização das comunidades em setores e grupos de evangelização; promover encontros entre as comunidades para troca de experiências e espiritualidade; Formação e informação. A linha de ação é criar espaços que gerem e fortaleçam comunhão e participação.
 
- 5ª Igreja a serviço da vida plena para todos (assessora: irmã Maria Bernadete Meneghello): Articular/apoiar pastorais sociais existentes; Criação da Pastoral Fé e Cidadania; Implantar Pastoral Familiar. A linha de ação é articular, fortalecer e implementar ações na dimensão social da evangelização.
 
Foto: Milton Figueiredo

Outras Notícias