Multimídia - Notícias
9ª Festa do Divino da catedral de Barretos tem data e festeiro definidos
A 9ª Festa do Divino promovida pela Catedral do Divino Espírito Santo de Barretos já tem data e festeiro definidos. A edição 2012 será realizada nos dias 06 e 07 de julho na Praça Francisco Barreto e terá Carlos Eugênio Zardini como festeiro.
A programação e as atrações estão sendo definidas pela Comissão da Festa. O padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade/GO, presidiu a missa de encerramento no Parque do Peão de Barretos reunindo cerca de 15 mil fiéis no ano passado.
A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Divino Espírito Santo, era festejada com banquetes coletivos com distribuição de comida e esmolas.
Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.
Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa e comemoravam o dia de Pentecostes. Segundo o Novo testamento foi neste dia que o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos em forma de línguas como de fogo.
A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nos territórios portugueses, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, e diversas partes do Brasil.
9ª Festa do Divino
Data: 06 e 07 de julho de 2012
Horário: 20h00
Local: Praça Francisco Barreto – Barretos/SP
Postado em 07/02/2012 às 15h37