Quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Foto | Aberta fase diocesana do Processo Sinodal do Sínodo dos Bispos na Igreja Particular de Barretos
A Diocese de Barretos, em comunhão com toda a Igreja, no último domingo (17), abriu a fase diocesana do Processo Sinodal 2021-2023 que culminará com o Sínodo dos Bispos, em 2023.

Membros dos conselhos paroquiais de pastoral, coordenadores de pastorais e movimentos diocesanos participaram da Missa de Abertura e depois de reunião na Catedral Divino Espírito Santo.

O nosso caminho em direção à Assembleia Geral Ordinária dos Bispos que será realizada em 2023, cujo tema é “Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

“Por desejo do Papa Francisco, para esta Assembleia, toda a Igreja é chamada a participar. E nós iniciamos a primeira etapa deste percurso com este tempo de escuta, onde em cada comunidade paroquial deverá realizar-se encontros para que possamos ouvir o povo santo de Deus, as suas aspirações, os seus desejos, o mesmo tempo as suas expectativas. Neste processo, todos nós somos chamados a participar”, explicou Dom Milton no início da missa de abertura.

“Sínodo significa caminhar juntos. (...) É um tempo de escuta. Escutar o Espírito Santo! (...) É um tempo de escuta entre nós para descobrirmos qual o melhor caminho para que possamos realizar a nossa missão neste tempo que nós vivemos; um tempo tão desafiador em que nós estamos”, destacou Dom Milton durante sua homilia se referindo a palavras do Santo Padre.

O prelado destacou três tentações que podem ocorrer durante o período sinodal, ainda se referindo a palavras do Pontífice: formalismo (cumprir as tarefas de forma apenas aparente); intelectualismo (criar teorias e fazer discursos e não escutar com atenção); e imobilismo (não querer mudar porque ‘sempre foi assim’).

“Esse processo que vamos viver certamente vai mudar a maneira de ser Igreja!”, enfatizou o prelado.

A missa foi concelebrada pelos padres Thiago Reis – coordenador diocesano de pastoral, padre Deonísio Helko – coordenador da Região Pastoral Barretos, Deguinor Mário Russo - coordenador da Região Pastoral Olímpia. O padre Diego Mendes, coordenador da Região Pastoral Guaíra justificou a ausência por problemas de saúde. Além deles concelebraram ainda os padres Deusmar Silva – pároco da Catedral, Ângelo Furnai – Congregação de Jesus Sacerdote, e Flávio Pereira – cerimoniário. Os diáconos Mário Lúcio e Ronaldo da Cruz também participaram da Eucaristia.

Após a Celebração Eucarística os representantes das paroquias, pastorais e movimentos diocesanos participaram de uma reunião em que receberam orientações para a realização do processo de escuta nas comunidades e grupos.

Fotos: Sérgio Borges