Multimídia - Notícias
Ano Jubilar dos 40 anos da Diocese de Barretos é aberto na Solenidade de Pentecostes
No domingo, 27, o bispado de Barretos irá celebrar seu patrono, o Divino Espírito Santo, na Missa da Unidade Diocesana, na igreja matriz da Paróquia São Benedito em Barretos (SP), às 17h. O bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano, fará durante a missa a abertura oficial do Ano Jubilar dos 40 anos da Diocese de Barretos que será celebrado até a Missa da Unidade do ano que vem (19 de maio). Um quadro, pintado por Marley Figueiredo para o Jubileu de Prata em 1998, será acolhido no final da celebração e irá percorrer as 23 paróquias em sinal de comunhão diocesana junto com um roteiro celebrativo.
A Igreja celebra nesse dia a Solenidade de Pentecostes, dia em que, segundo os Atos dos Apóstolos, aconteceu a efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora. Essa celebração acontece 50 dias após a Páscoa.
Eventos e ações marcarão o Ano Jubilar
Uma Comissão, coordenada pelo padre Thiago Faccini, foi formada para promover eventos e ações durante o Ano Jubilar para destacar fatos diocesanos e a missão da Igreja Particular de Barretos ao longo desses anos. Amanhã, 26, será aberta uma Exposição de Fotos no North Shopping Barretos às 9h para convidados e imprensa, ficando até o dia 26 de junho para visitação. São 40 imagens que relatam um pouco da caminhada pastoral diocesana. Depois a exposição, que tem o apoio cultural da Companhia da Imagem e North Shopping Barretos, passará por algumas cidades que compõem a diocese. Na oportunidade será feito o lançamento do Jornal Observatório Diocesano.
Encerram-se no dia 6 de junho as inscrições para os concursos culturais para a escolha do Hino Jubilar e do Brasão Diocesano. O regulamento pode ser solicitado pelo e-mail: comunicacao@diocesedebarretos.com.br. O prêmio para o vencedor do hino é um violão oferecido por TIMDIM Eletrônicos e R$ 1.000,00 (mil reais) para o vencedor do brasão.
Um Concerto de Música Sacra, em parceria com a Bravíssimo Cultura e Eventos, está previsto para acontecer no mês de junho.
A Diocese de Barretos foi eregida canonicamente pelo Papa Paulo VI, no dia 14 de abril de 1973. Dom Edmilson é o quinto bispo diocesano e Dom Antonio Gaspar e Dom Pedro Fré são os bispos eméritos.
Postado em 24/05/2012 às 14h26