Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Artigo do padre Ivanaldo: Fracasso do líder

Foto | Artigo do padre Ivanaldo: Fracasso do líder

Embora o assunto liderança seja constantemente abordado, é evidente a dificuldade em lidar com questões referentes ao fracasso dos líderes.  O escritor Napoleon Hill, destaca as principais causas desse fracasso:

1. Incapacidade de organizar detalhes: O líder bem-sucedido conhece todos os detalhes inerentes à posição que ocupa, mas sempre conta com assessores competentes para cuidar deles pessoalmente.

2. Recusa em executar tarefas próprias de cargo abaixo do seu: O verdadeiro líder dispõe-se, quando a ocasião exige, a fazer qualquer tarefa que pediria para outro executar.

3. Expectativa de pagamento pelo que “sabe” e não pelo que faz com o que sabe: O mundo não paga pelo que as pessoas sabem, mas pelo que fazem ou levam os outros a fazer.

4. Medo da concorrência: O líder que teme ser substituído por um dos seus seguidores provavelmente verá seu medo se concretizar. O líder capaz prepara substitutos a quem delegar responsabilidades.

5. Falta de imaginação: Sem imaginação o líder não consegue agir nas emergências nem elaborar planos para orientar com eficiência seus colaboradores.

6. Egoísmo: O líder que toma para si o sucesso do trabalho dos seguidores certamente atrai ressentimentos. O verdadeiro líder se satisfaz em ver a valorização dos seguidores, reconhece seu trabalho.

7. Descontrole: Os seguidores não respeitam um líder descontrolado. O destempero, em suas várias formas, acaba por destruir a resistência e a vitalidade dos que sucumbem a ele.

8. Deslealdade: O líder que não é leal ao cargo que exerce, aos colegas, aos superiores e aos colaboradores não mantém a liderança por muito tempo. A deslealdade reduz a pessoa ao pó e atrai para ele todo o desprezo que merece.

9. Ênfase na autoridade: O líder eficiente atua pelo estímulo e não pelo medo incutido no coração dos seguidores. O líder que busca impressionar pela “autoridade” pertence a categoria dos que atuam pela força.

10. Ênfase no título: O líder competente não precisa de “título” para conquistar o respeito. Geralmente, este tipo de líder tem pouco a oferecer.            

Diante da crise de liderança a qual vivemos, em todos os segmentos, é urgente refletir e propor caminhos que colaborem na superação destes entraves.


Postado em 21/03/2013 às 16h18 - Imagem da Internet

Outras Notícias