Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Artigo do padre Ivanaldo: O 'mais de Deus'

Foto | Artigo do padre Ivanaldo: O 'mais de Deus'

“Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais Ele fará”. Por vários dias esta frase do Salmo 37 ressoou fortemente em mim, sendo referência para reflexão e oração. Ao mesmo tempo em que a grandeza e capacidade humana nos dignificam, quando mal interpretada, leva-nos a confundir “ser imagem e semelhança de Deus” com “ser Deus”.

Ser semelhante difere de ser idêntico. A importância desta distinção ultrapassa o nível conceitual-filosófico, desembocando no nível existencial, abrangendo todo o nosso ser. A essência de Deus é divina, a essência do homem é humana. Esta, antes de ser uma verdade religiosa é uma verdade natural. Considerá-la, em nada diminui a dignidade humana, pelo contrário, possibilita ao homem viver plenamente sua humanidade. Ignorá-la, dá ao homem a falsa sensação de que ele tudo pode, sem necessitar de Deus.

Naqueles dias, aproveitei todas as oportunidades para sugerir às pessoas que se permitissem identificar o ‘mais de Deus’ em suas vidas, aquilo que ultrapassava seu entendimento, conhecimento, força, recursos e condição. Boa parte das pessoas não se dá conta de que sua existência é fruto da ação amorosa de Deus e não de seus esforços e méritos.

Num almoço de confraternização fui reconhecido por uma fotógrafa que acompanhava uma família em visita à cidade. Nenhuma novidade, se não fosse o fato de que, uma criança daquela família, travava a batalha contra a leucemia e, pelas previsões médicas, tinha poucos dias de vida. A criança, acompanhada de uma jovem, vestida como fada, voluntária num grupo que realiza sonhos de crianças em fase terminal, embora não tivesse consciência, realizava seu último desejo: conhecer o clube de águas termais.

Diante da insuperável situação, pediram que eu fizesse uma oração pela criança e sua família. Rezamos. De forma simples, breve, mãos dadas, poucas palavras, muitas lágrimas. Minutos depois, a criança, saltitante, corria, ignorando as dores que provavelmente sentia. Despedimo-nos. Voltei à mesa.

O domingo tornara-se ainda mais especial. Quando me dei conta, recitava, “Confia teu caminho ao Senhor, e o mais Ele fará”, tentando identificar quem seria o destinatário do ‘mais de Deus’ naquele acontecimento. Pelas previsões, a esta hora, o câncer vencera a batalha, sulcando a vida daquele menino. Dentre tantos benfeitores, fiz muito pouco, quase nada, uma oração. Obrigado fotógrafa! Parabéns fada dos sonhos! Força e fé família! À noite, durante a Missa entendi: o destinatário do ‘mais de Deus’ era eu, e que, o ‘mais de Deus’, naquela situação, tinha nome. R. descanse em paz!

 

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia, Coaching

ivanpsicol@hotmail.com



Postado em 29/05/2013 às 13h49 - Imagem da Internet

Outras Notícias