Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Artigo do padre Ivanaldo: Ser compreensivo

Foto | Artigo do padre Ivanaldo: Ser compreensivo

Compreender é a capacidade de entender e assimilar as coisas. A compreensão, um dos elementos do processo de construção do conhecimento, nasce da relação entre ideias previamente estabelecidas e ideias propostas; está intimamente relacionada à interpretação, conferindo significado a cada realidade. Compreende-se, literalmente (centrando-se na informação explicitamente exposta), por inferência (procurando relações que vão além do exposto), criticamente (emitindo juízo de valor) e afetivamente (incluindo resposta emocional).

Em relação às pessoas o exercício da compreensão é um grande desafio. Reivindicamos compreensão, somos cobrados a compreender. "Difícil não é viver com as pessoas, difícil é compreendê-las", registrou José Saramago. A compreensão, processo abrangente que envolve a totalidade do ser, passa, antes de tudo, pelo exercício do autoconhecimento, possibilitando que o contato com as raízes mais profundas do ser gere autocompreensão. Ser compreensivo exige abertura, disponibilidade para ir ao encontro do outro como ele é e está; o inseguro não compreende porque geralmente oscila entre a imposição voraz e a submissão doentia.

A atitude compreensiva exige capacidade de contextualização: considerar a história, a cultura, os elementos físicos, mentais, emocionais e comportamentais do objeto compreendido. Compreender é sair de si sem perder-se, ir ao encontro do outro, vislumbrando seu universo, imparcialmente, e reposicionar-se, recompor-se sem traumas de qualquer natureza; considerar as diferentes realidades, o novo, o desconhecido, acatando e respeitando opiniões e atitudes alheias.

Ser compreensivo é saber ler as entre linhas, o que não está explícito e materializado, sobretudo de forma não verbal (o semblante, o olhar, a postura, os movimentos, os detalhes...), respondendo às diversas realidades de forma assertiva, eficiente e eficaz, gerando conteúdos, assimilando conhecimentos, revendo e confirmando valores.

A compreensão é elemento chave à vida saudável e feliz. Compreender é dar a si e ao outro a oportunidade de ser melhor, sabendo lidar com as pessoas, seus problemas e desafios, sábia e inteligentemente. Compreender não é perder, mas, respeitar e entender a visão do outro, mesmo discordando; virtude das pessoas livres, responsáveis, maduras, que buscam o equilíbrio continuamente. Sejamos compreensivos!

 

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia

ivanpsicol@hotmail.com

  

Postado em 23/05/2014 às 14h51 - Imagem da Internet

Outras Notícias