Multimídia - Notícias
Artigo do Pe. Ivanaldo: Viva São José!
Hoje, o calendário da Igreja Católica dedica a São José! Os poucos relatos que temos não ressaltam em José dons ou poderes especiais. Não era rico, intelectual ou possuidor de beleza física. O que Deus nele encontrou para confiar-lhe a importante missão de zelar e defender a vida de Jesus? Era simplesmente José, “Zé da carpintaria” ou “Zezim”.
A obra de Deus trilha caminhos que surpreendem e confundem a lógica humana. O que pouco valorizamos e até menosprezamos, Deus faz instrumento para que Sua vontade seja cumprida e Seu amor conhecido. Na simplicidade, Ele nos surpreende fazendo-Se pequeno, como Se fez em Jesus, em Maria, em José e tantas outros.
Em José, Deus encontrou o fundamental: a Fé. Fé não é sinônimo de perfeição; a palavra Fé significa fidelidade. Deus encontrou em José fidelidade, dedicação e esforço necessários para que Seu plano de amor pela humanidade se tornasse realidade. Com certeza não faltaram dúvidas: assumir a paternidade de um filho que não era seu, viver a fidelidade a uma jovem que, oficialmente, não era sua esposa. Na força da Fé ele venceu o medo, a dúvida, a incerteza, o preconceito e o orgulho. Por isso, desde os primeiros tempos, José é venerado por todos os cristãos e homens de boa vontade como modelo de fé.
Em cada etapa da caminhada sua Fé foi sendo renovada, fortalecida, amadurecida: no nascimento de Jesus, quando não havia lugar para eles; na fuga para o Egito, diante da fúria de Herodes que mandara assassinar as crianças. Em meio às dificuldades não lhe faltou fidelidade. Essa força José adquiriu cultivando a intimidade com Deus através da oração.
Não é raro encontrar pessoas que dizem ter perdido a fé. Em algum momento todos nos perguntamos se temos ou, algum dia, tivemos fé. Em se tratando de Fé, não existe meio termo: temos ou não temos, vivemos ou não vivemos. A Fé, mesmo sendo um dom concedido por Deus precisa ser cuidada, cultivada, alimentada. A displicência nesse exercício faz com que o ser humano sucumba e se perca.
A oração é o alimento que nutre e fortalece a Fé. A Fé é alimentada pela oração pessoal, pela oração em família e, adquire força especial quando exercitada através da oração em Igreja, em comunidade, quando unidos aos irmãos, estabelecemos comunhão espiritual de preces, súplicas, agradecimentos e louvores e, na força do Espírito Santo, ‘tocamos’ o coração de Deus. A oração da Igreja é mais forte que a minha, mais forte que a sua, mais forte que a minha e a sua juntas, porque é a oração da grande família de Deus.
Na celebração de tão grande intercessor, imploremos a Deus a graça de sermos perseverantes na Fé e, através da oração. Exercitemo-nos! São José, modelo de Fé: rogai por nós!
Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia