Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Bispo ordena o primeiro diácono permanente da diocese na sexta-feira

Foto | Bispo ordena o primeiro diácono permanente da diocese na sexta-feira

Na próxima sexta-feira, 10, às 19h30 na Catedral, o bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano, irá ordenar o primeiro diácono permanente do Bispado de Barretos, José Paulo Lombardi.

Lombardi é barretense, aposentado e nasceu aos 12 de abril de 1947. É casado com Maria Isabel Lombardi, tem dois filhos e duas netas. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em 1998 e cursou Teologia em São José do Rio Preto (SP). Desde 2008 participa das ações pastorais na Catedral do Divino Espírito Santo.

Existem dois tipos de diáconos. O diácono transitório é aquele que recebe o Sacramento da Ordem no grau do diaconado para depois receber o segundo grau e tornar-se padre. O diácono permanente, que é o que Lombardi se tornará hoje, sendo casado, não pode ascender ao grau superior, ficando permanentemente como diácono.

As normas da Igreja fazem algumas exigências para o diaconado permanente: a formação deve durar pelo menos três anos. No caso de Lombardi, cursou quatro anos tendo a mesma formação que os candidatos ao presbiterado. O candidato deve estar casado há no mínimo cinco anos e ter a idade mínima de 35 anos. Ter vida matrimonial e eclesial exemplares. Autorização verbal da esposa no momento da ordenação e por escrito, arquivada no processo. Deve ainda estar intimamente ligado a uma paróquia aonde venha prestando valiosos serviços.

A função de um diácono permanente é a de servir o povo de Deus na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade. Na Liturgia Eucarística o diácono tem funções próprias: propor as orações dos fiéis, servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a assembleia para uma participação correta e efetiva na Divina Liturgia.

O Brasil conta hoje com aproximadamente 1.335 diáconos permanentes. A comunidade é convidada a participar da celebração e deste fato inédito na Igreja Particular de Barretos que comemora seus 40 anos de criação.

Postado em 07/08/2012 às 10h41 - Foto: Divulgação


Outras Notícias