Multimídia - Notícias
BISPO PARTICIPA DE CONVIVÊNCIA DO CAMINHO NEOCATECUMENAL NA TERRA SANTA
De
O intuito do encontro era apresentar aos bispos o Caminho Neocatecumenal, que teve seus Estatutos aprovados pela S. Sé, na solenidade de Pentecostes de 2008. Como dizem tais Estatutos no art. 1, trata-se de "um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje" e algo que "está a serviço do bispo como uma das modalidades de realização diocesana da iniciação cristã e da educação permanente à fé." O catecumenato pós-batismal e a educação permanente à fé são dois elementos principais do conjunto de bens espirituais do Caminho Neocatecumenal.
No encontro, além das equipes de catequistas itinerantes internacionais de várias nações onde está presente o Caminho Neocatecumenal, participaram 108 bispos, de 35 países. Do Brasil estiveram presentes 31 bispos.
O encontro além de explanativo, foi orante e celebrativo, com peregrinações a alguns lugares santos.
No dia 06/04: celebramos as Laudes junto às ruínas de Korazin, celebramos a Eucaristia no local da multiplicação dos pães (tabga) e à tarde estivemos em Caná.
No dia 07/04: estivemos o dia todo na casa de encontro escutando a apresentação do Caminho Neocatecumenal, pelos iniciadores do mesmo e tivemos uma Celebração do Sacramento da Penitência e da Eucaristia.
No dia 08/04: fomos a Jerusalém, onde primeiramente fomos acolhidos na Domus Mambré, casa de acolhida gerenciada pelo Caminho Neocatecumenal
Dia 09/04: Além dos momentos próprios do encontro, celebramos à tardezinha a Eucaristia no primado de Pedro. A celebração foi presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o qual após a celebração presidiu também um singelo rito de adesão de cada bispo a Cristo na capelinha da mensa Christi.
Dia 10/04: Celebramos a Eucaristia em Cafarnaum, junto às ruínas daquela que seria a casa de Pedro. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno.
Dia 11/04: último dia do encontro. Na parte da manhã tivemos partilha de experiências e à tarde a celebração da Eucaristia solene da oitava da Páscoa.
Dia 12/4: Muitos já voltaram neste dia para os seus países, mas uma boa parte dos brasileiros ficaram e fomos a Jerusalém, já levando nossas malas. Durante o caminho fizermos uma breve visita às ruínas de Qûnran, junto a Jerícó. Em Jerusalém tivemos um tempo mais livre para fazermos visitas de nossa preferência.
Dia 13/04: dia do nosso retorno ao Brasil. Entretanto, antes de seguirmos para o aeroporto fomos a Belém onde celebramos a Eucaristia e visitamos alguns lugares importantes da Basílica da Natividade.
Agradeço a Deus que permitiu-me viver uma oitava da Páscoa de maneira tão solene e agradeço também aos irmãos das comunidades neocatecumenais do Brasil que sustentaram economicamente a viagem, minha e dos outros bispos.
O Caminho Neocatecumenal na Diocese de Barretos foi aberto em 2009 nas paróquias N. Sra. do Rosário e Santa Ana
+ Edmilson Amador Caetano, O. Cist.
Bispo diocesano