Multimídia - Notícias
Cerca de 140 jovens participam da 2ª Semana Missionária da Juventude em Morro Agudo
“Ide, sem medo para servir!” foi a mensagem deixada pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro no ano passado, que foi acolhida e colocada em prática por todos os jovens, seminaristas, padres e religiosos que participaram da 2ª Semana Missionária da Juventude da Diocese de Barretos, realizada entre os dias 24 a 27 de julho, na cidade de Morro Agudo (SP).
Cerca de 140 jovens participaram do evento que foi pensado e promovido como uma das atividades da pós-JMJ Rio2013. A SM também teve como meta cumprir as prioridade Acolhida e Formação eleitas durante a 1ª Assembleia Diocesana do Setor Juventude, realizada ano passado. Segundo Padre Emerson, assessor do Setor Juventude, "o evento foi um sucesso, entrou no coração dos cidadãos morro agudenses que acolheram os jovens e aqueceu no coração da juventude o desejo de serem verdadeiros discípulos missionários de Jesus".
A SM contou com momentos de formação, missas e visitação das casas e instituições. Foram visitadas mais de 2.400 residências. No sábado (26), após a celebração eucarística na igreja matriz, aconteceu o momento de recordação pelo primeiro ano da JMJ Rio 2013 com texto, vídeo, depoimentos e oração. Em seguida os missionários participaram de um momento fraterno na Festa Julina.
No domingo (27), foi promovido o Arrastão da Solidariedade. Os missionários foram divididos em 10 equipes, com carros de som e caminhonetes, em lugares estratégicos da cidade para arrecadarem alimentos para doação às famílias carentes da cidade. Foram arredados 4.200kg de alimentos.
O jovem Roger testemunhou que "tudo que foi vivido foi graça de Deus. Me orgulho muito dos nossos jovens. Foi tudo muito bom, muitos saíram dali transformados, cada momento atingiu profundamente os sentimentos de todos". Tayná Abrão, uma das jovens missionárias, disse "parabéns aos mais de 140 jovens missionários, que deixaram suas casas e suas comunidades, que saíram da zona de conforto e do comodismo para assumirem a cruz de Cristo, levando a Palavra do Senhor a toda cidade de Morro Agudo. Nem a abençoada chuva e nem mesmo o frio, apagaram a chama que existe em cada coração jovem, mostramos que juventude não é sinônimo de festa ou bagunça, e sim, de muita força, fé e disposição para Amar e Servir!". Já o jovem Kaique, relatou que "nas missões aprendemos que não somos melhores que ninguém neste mundo, e se você tem fé, você é capaz de tudo".
Ao final, padre Emerson ressaltou que a SM será um trabalho permanente na diocese. Além disso, afirmou que, no segundo semestre deste ano acontecerão muitas coisas atividades diocesanas e paroquiais voltadas para a evangelização e formação da juventude.
Postado em 31/07/2014 às 10h14 - Foto: Divulgação