Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

CF ECUMÊNICA 2010: Diocese faz apresentação da CF-2010 Ecumênica às paróquias da Região Barretos

Foto | CF ECUMÊNICA 2010: Diocese faz apresentação da CF-2010 Ecumênica às paróquias da Região Barretos

Na próxima sexta-feira, 22 de janeiro, às 19h30, no salão paroquial da Paróquia N. Sra. do Rosário em Barretos, a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade e Dom Edmilson, bispo diocesano de Barretos, apresentam o tema e lema da Campanha da Fraternidade 2010, que este ano tem caráter ecumênico, às paróquias que integram a Região Pastoral de Barretos (oito paróquias da cidade de Barretos e Colômbia). Com o tema “Fraternidade e Economia” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), a CF-2010 terá como objetivo fazer uma reflexão sobre prioridades e justiça econômica.


A Campanha da Fraternidade de 2010 será a terceira ecumênica. As outras aconteceram em 2000 e em 2005. Neste ano se completam 100 anos do ecumenismo no mundo moderno. O tema relativo à economia foi escolhido na busca de incentivar uma reflexão sobre nossa vida.


O CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) que promove a CF neste ano reúne seis Igrejas Cristãs: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Cristã Reformada, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida. Sua missão: Servir às igrejas cristãs no Brasil no fortalecimento do ecumenismo e do diálogo, na vivência da comunhão em Cristo, na defesa da integridade da criação, promovendo a justiça e a paz para a glória de Deus.


A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja no Brasil, sempre no período da Quaresma, e este ano começa no dia 17 de fevereiro. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. Esta iniciativa foi lançada, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob a influência do espírito do Concílio Vaticano II. O gesto concreto da CF se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.


Em 2011 o tema da CF será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, e não tem caráter ecumênico, sendo promovida apenas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).


Outras Notícias