Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

CIRCULAR 04/10 DE DOM EDMILSON

Foto | CIRCULAR 04/10 DE DOM EDMILSON

Circular 04/10


Barretos, 30 de março de 2010.

 

Caríssimos irmãos e irmãs, paz e alegria no Senhor Vencedor!


 

  1. Estamos vivendo a Semana Santa. Espero que o Tempo da Quaresma tenha dado a todos a oportunidade de busca de uma verdadeira conversão para que a Renovação das Promessas do Batismo na Vigília Pascal seja um verdadeiro renascer em Cristo. A Páscoa nos convida a sermos novas criaturas no Cristo. A Semana Santa teve o seu início com o Domingo de Ramos e da Paixão, convidando-nos, na Liturgia, a subirmos com Jesus a Jerusalém e acolhe-lo não somente com os ramos, mas com toda a nossa vida. Acolhê-lo com toda a nossa vida, significa conformar a minha existência com a dele. Não podemos verdadeiramente fazer Páscoa se não buscarmos esta atitude no mais íntimo de nós. Todos os anos, nos Ramos, a Igreja nos convida a esta atitude. Há 25 anos o Domingo de Ramos e da Paixão é o “Dia Mundial da Juventude”. Foi uma alegria para mim, no dia 27, sábado, poder acolher mais de 500 jovens da nossa diocese na Catedral, para uma vigília de reflexão e oração. Iniciamos às 21h20 e era mais de meia-noite quando acabamos.  Agradeço ao Pe. Emerson e a todo o Setor Juventude por este empenho. É bom vermos os jovens se movimentando em busca do Cristo. É o futuro evangelizador da Igreja de Barretos que vai se comprometendo.
  2. O início do mês de abril coincide com o início do Tríduo Pascal. Toda força do trabalho da nossa Igreja está na celebração destes dias santos.  A comunidade cristã que não celebra com intensidade o Tríduo Pascal, fica privada do seu próprio sentido de existir. A Páscoa é o centro de toda a vida cristã. Estejamos, portanto, unidos na quinta-feira santa no altar do Senhor para acolhê-lo no Sacramento do Altar que Ele nos deixou como memorial (não simples recordação, mas presença real e atuante) da sua Páscoa. A Eucaristia nos leva à doação (o amor maior) e ao serviço. Ao celebrarmos a Paixão e Morte do Senhor na sexta-feira santa, entendamos a sua VITÓRIA – que aparentemente parece uma derrota – e aceitemos este caminho como único possível para uma verdadeira fraternidade e comunhão entre as pessoas. Desta maneira unamo-nos a todas as pessoas na Oração Universal. Ao adorarmos a Cruz do Senhor, aceitemos a sua presença na nossa história e na força do amor sejamos protagonistas do mundo novo. O Sábado Santo seja-nos dia de meditação e preparação. Meditemos no Senhor que desceu à mansão dos mortos verdadeiramente, isto é, a sua morte não foi uma brincadeira, um “faz de conta”. Contudo, a sua descida entre os mortos, mostra-O vitorioso sobre a morte e resgatando tudo e todos que se encontra sobre o poder da morte. Preparemos neste Sábado com grande entusiasmo a Vigília Pascal, noite das noites, mãe de todas as vigílias, “noite em honra do Senhor”, ápice de todo o Ano Litúrgico. Com todos estes e mais títulos que possamos dar, não é possível ao cristão católico pensar em realizar outra coisa nesta noite santa. Aliás, não é possível ao cristão católico querer realizar outras coisas nos momentos celebrativos do Tríduo Pascal. Enfim, com o Domingo da Páscoa da Ressurreição, entremos com toda a Igreja nos cinquenta dias de festa até Pentecostes.
  3. O mês de abril será mês das reuniões com os leigos nas Regiões Pastorais. Lembro que não teremos reunião com o clero nas regiões pastorais, mas somente aquelas reuniões no período da noite com os leigos. Neste mês de abril, dando prosseguimento à organização das prioridades diocesanas, estaremos iniciando um diálogo mais empenhado com as Pastorais Sociais. Assim sendo, estou convocando para as reuniões das regiões, além dos dois membros fixos, todos os coordenadores das diversas pastorais sociais de cada paróquia (Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Mulher Marginalizada, Vicentinos, Pastoral Carcerária, Pastoral do Migrante e outras).  Recordando, as datas das reuniões são as seguintes:
  • Região Colina: 13 de abril, às 20h00 em Jaborandi
  • Região Barretos: 15 de abril, às 20h00, na paróquia Santa Ana
  • Região Olímpia: 22 de abril, às 20h00, na paróquia São José, em Olímpia
  • Região Guaíra: 29 de abril, às 19h30, em Miguelópolis
  1. Agenda do bispo - ABRIL 2010

01       19h30 – Missa in Coena Domini, Catedral


02       15h00 – Celebração da Paixão e Morte de N. Sr. Jesus Cristo, Catedral


03       20h00 – Vigília Pascal, Catedral


04       07h00 – Missa na paróquia N.Sra. do Rosário


05-14  * Participação em Israel de uma Convivência promovida pelo Caminho Neocatecumenal para os bispos da América Latina.


14       20h00 – Reunião com a Equipe da Cidade de Maria


15       20h00 – Reunião com os leigos da Região Barretos, paróquia Santa Ana


16       20h00 – Reunião com  o Setor Juventude da Região Barretos – NS do Rosário


17       19h30 – Matrimônio na capela NS Fátima – Barretos


18       08-13h – Retiro da PASCOM diocesana, na capela NS Aparecida – Barretos


18h00 – Missa Catedral


19       14h30 – Visita ao Seminário em SJ do Rio Preto


20       19h30 – Missa, Tríduo em preparação à Ordenação Diaconal, paróquia Santo Antonio


21       Ausente


22       08h00 – Café da manhã com os padres e preparação da liturgia dominical na paróquia S. Benedito


20h00 – Reunião com os leigos da Região Olímpia – Paróquia S. José de Olímpia


23       19h30 – Ordenação Diaconal de Thiago Facini e Túlio Gambarato na paróquia Santo Antonio, em Barretos.


24       Manhã: encontro com os propedêutas na residência Episcopal


14h00 – Conselho diocesano do ECC na paróquia NS do Rosário


19h30 – Celebração Neocatecumenato – NS Rosário


25       07h30 – Missa Catedral


16h00 – Missa com os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina – Cidade de Maria


26       14h30 – Visita ao Seminário em SJ Rio Preto


27       09h00 – Reunião da Equipe de coordenação pastoral


19h30 – Reunião com o Setor Juventude da Região Guaíra, em Guaíra


28       16h30 – CDAE


29       19h30 – Reunião com os leigos da Região Guaíra, em Miguelópolis


30       20h00 – Crisma na Fazenda Monte Belo – Colina

 

Saudações fraternas em Cristo,

 

+ Edmilson Amador Caetano, O.Cist.


Bispo diocesano

 

 

Para baixar o circular:

 

Word CIRCULAR 04/10 DE DOM EDMILSON


Outras Notícias