Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

CIRCULAR 12/10 DE DOM EDMILSON CAETANO

Foto | CIRCULAR 12/10 DE DOM EDMILSON CAETANO

Circular 12/10

Barretos, 01 de dezembro de 2010.

 

Caríssimos irmãos e irmãs, paz!

 

  1. A primeira semana de dezembro, neste ano, coincide com a primeira semana do Advento. A Igreja encontra na Celebração do Ano Litúrgico o seu ponto de chegada e seu ponto de partida. Chegamos ao Cristo ressuscitado, centro da nossa vida e com Ele partimos cheios de alegria e esperança, vivenciando a missão da Igreja. A Igreja iniciando o novo Ano Litúrgico com o Tempo do Advento, mostra para onde caminhamos: a consumação de todas as coisas no Cristo, que retornará glorioso e nos fará participantes de “novo céu e nova terra”. Ele faz novas todas as coisas. “Vinde, Senhor Jesus”! É o que mais invocaremos na liturgia destes dias. Não se trata de um pedido incerto e inseguro, mas um brado confiante de que na história sabemos para onde caminhamos e o que realmente esperamos. O Tempo do Advento é tempo de esperança, isto é, de tornarmos presente para nós e para o mundo onde é que estamos ancorados. Exatamente por isso, o Tempo do Advento é também tempo de reconstruir. Reconstruir todas as nossas relações, estruturar as nossas vidas na certeza do Cristo que vem. Ele é Aquele por quem Deus fala nestes dias, que são os últimos, de maneira definitiva. (cf. Hb 1,1).
  2. O Tempo do Advento, fazendo-nos olhar para a segunda vinda de Cristo, nos prepara para celebrar com alegria a sua primeira vinda, no mistério da Encarnação, no Natal. Aquele que veio é o mesmo que virá e é o mesmo que vem em todos os momentos e se faz presente em nossa história. Espero que as nossas comunidades estejam todas empenhadas na realização da Novena do Natal, como tempo de reflexão, oração e vigilância para enxergar os sinais dos tempos na história e sermos presença profética e iluminadora nesta nossa geração. Não nos deixemos alienar pelas luzes que são acesas pelo comércio neste tempo, como promessa de felicidade e alegria, que queimam e deixam de iluminar. Que em nossas comunidades chegue Jesus Cristo e não o Papai Noel. Deixemos o “velhinho” chegar nos shoppings e centros comerciais e em nossas comunidades chegue o “menino” que nos foi dado e que Ele se torne Rei  e Senhor de todos nós.
  3. Nesta primeira semana do Advento iniciamos em nossas paróquias a catequese infantil com o novo método: “Caminho”. Neste “Caminho” o ano de formação catequética das crianças tem início no começo do Ano Litúrgico. A catequese se servirá da Liturgia para trabalhar a Iniciação Cristã das nossas crianças. Os catequistas já visitaram as famílias das crianças da 1ª. Etapa. Onde ainda não foi realizado o envio dos catequistas, será feito nesta semana. A nossa catequese paroquial deixa de ter o aspecto de “aula de religião” e passa por uma missão de educar na fé as nossas crianças, envolvendo a família e a comunidade. Na maioria das paróquias o espaço onde se realiza a catequese foi já adaptado ao novo método. A “sala” da catequese ganhou o aspecto de espaço celebrativo. Crianças e catequistas deverão experimentar a“ força da Palavra pregada e celebrada. Algumas atividades serão realizadas com a participação das famílias. E ainda, algumas celebrações serão feitas com toda a comunidade onde as crianças estão inseridas. O Caminho” será implantado ano por ano, ou seja, neste Advento iniciamos a 1ª. Etapa da 1ª. Eucaristia, no Advento de 2011, a. Etapa e assim por diante. As etapas que ainda não possuem a aplicação do método, continuam como até agora.
  4.  Vivemos no mês de novembro avaliações e programações pastorais. Tivemos primeiramente o encontro com os leigos representantes de todas as paróquias. Foi uma espécie de Conselho Diocesano de Pastoral. A avaliação e sugestões deles foram apreciadas pelo clero diocesano, que na avaliação que foi feita também optou por direcionamentos que foram acolhidos pela Equipe de Coordenação Pastoral. Assim sendo, foram colocadas algumas projeções para 2011

a)   PRODEProjeto Diocesano de Evangelização: Animados, agora, pela Exortação pós-sinodal Verbum Domini, do Papa Bento XVI, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, continuaremos aprofundando as celebrações da Leitura Orante em nossas pequenas comunidades e setores. Os animadores terão momentos de aprofundamento e eu farei novamente, entre os meses de julho e agosto, a Visita Pastoral do PRODE a todas as paróquias. Desta vez pretendo encontrar-me, não somente com os responsáveis, mas com todos os que estão participando das atividades do PRODE.


b)   Setor Juventude: Será dado prosseguimento aos trabalhos  e atividades de 2010: crismandos, Vigília da Juventude, DNJ. Todo Setor estará unido ao Papa, em agosto, na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Continuaremos abrindo espaços na diocese e nas paróquias para a formação e evangelização da juventude. No mês de julho acontecerá o 1º. Cursilho de Cristandade para jovens de 18 a 30 anos em nossa diocese.


c)    Setor Social: Será dado prosseguimento à integração deste Setor nas paróquias, conforme ficou programado na Assembleia deste ano. Para 2011 também está sendo programada uma nova Assembleia das Pastorais Sociais. Esperamos em 2011, incrementar na diocese a Pastoral da Sobriedade.


d)  Formação: Nenhuma novidade substancial. Continuaremos todos os programas. Queremos dar um cunho mais acadêmico ao Curso Diocesano de Teologia para Leigos.


e)   Pastoral Familiar: Apesar de não ser prioridade diocesana, mas creio ser uma prioridade permanente, foi pensado numa atividade comum em toda a diocese: realizar no tempo devido, nas paróquias e/ou cidades a “Semana Nacional da Família” e valorizar, no mês de outubro, a Semana em Defesa da Vida e o dia do nascituro.

 

AGENDA DO BISPO

 

01        07h – Missa Catedral

20h – Missa em Morro Agudo – RCC


02        08h – Café, Laudes e Preparação da Liturgia dominical com os padres na paróquia Catedral

19h30 – Crisma comunidade NS Fátima – Catedral


03        19h30 – Crisma em Cajobi


04        09h – Reunião da Equipe diocesana de Liturgia


05        Celebrando o Jubileu de Prata de Ordenação presbiteral em S.J. do Rio Pardo


06        09h30 – Reunião e confraternização do Clero em Guaíra


07        19h30 – Celebração do Jubileu de Prata de ordenação presbiteral na Catedral


08        19h30 – Crisma em Colina – Matriz


09        09h – Conselho Presbiteral na residência episcopal

19h30 – Missa na comunidade NS de Guadalupe – Paróquia S. Luiz Gonzaga


10        20h – Jantar solidário da Santa Casa de Barretos


11        08h30 – Encontro propedêutico – res. Episcopal

10h30 – Missa com o seminaristas, seguida de almoço na resid. Episcopal

19h30 – Crisma na comunidade NS Aparecida (Marília) – Par. S. Benedito


12        09h30 – Crisma em Jaborandi

18h – Crisma paróquia Sto. Antonio de Pádua


13        09h – Missa comunidade Betânia em Guaíra


14        20h30 – Programa TV Barretos


15        07h – Missa Catedral

20h – Reunião Equipe da Cidade de Maria


16-19   Ausente


20        09h – Missa com todos os funcionários da Usina Guarani no Parque do Peão


21        19h30 – Confissões em Colina


22        07h – Missa Catedral

19h30 – Confissões em Morro Agudo


23        16h30 – Missa Santa Casa de Barretos


24        20h – Missa da Noite de Natal na Catedral


25        09h30 – Missa na Capela Madre Paulina – Fundação Pio XII


26        07h30 – Missa Catedral


27        09h – Missa na Basílica Nacional de Aparecida – 60 anos de Ordenação Presbiteral de D. Pedro Fré


31        20h00 – Missa Catedral        


            A todos os irmãos e irmãs de nossas paróquias quero desejar um Santo Natal e um novo ano alegre. Estejamos encorajados para vivermos a missão que o Senhor nos dá como Igreja na diocese de Barretos.


Saudações fraternas em Cristo,


+ Edmilson Amador Caetano

bispo diocesano


Outras Notícias