Multimídia - Notícias
Circular de abril de 2017 de Dom Milton
Barretos, 05 de abril de 2017
Circular 03/2017
Caríssimos irmãos e irmãs,
Já nos encontramos às vésperas da celebração dos Mistérios da nossa Redenção: da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus! A caminhada quaresmal nos conduziu à celebração da Páscoa do Senhor Jesus, convidando-nos a não olhar somente para nós mesmos, mas para a criação que geme “na esperança de ela também ser libertada da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8,20-21).
A celebração da Páscoa terá para nós um sentido maior se, ao aproximar-nos da Cruz do Senhor, levarmos conosco o nosso esforço por tornar nosso mundo uma casa comum para todos, onde a vida jorre em abundância para todos (cf. Jo 10,10).
No clima da Páscoa do Senhor, precisamente na celebração dos 44 anos da criação de nossa Diocese, será entregue o 3º Plano Diocesano de Pastoral, fruto do esforço de nossas paróquias em acolher as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil como luz para nosso caminho pastoral e nossa ação transformadora.
Na Apresentação do Documento do Plano Diocesano de Pastoral, que tem como título “Somos Igreja que caminha”, escrevi:
“O Plano de Pastoral na Diocese não só é um instrumento a favor da ação evangelizadora, mas, acima de tudo é expressão da comunhão eclesial. A comunhão na Igreja se dá em diversos níveis; o mais importante é, sem dúvida, a comunhão pastoral; pois ela expressa o “espírito” que anima a Igreja, e o compromisso da Igreja em fazer que o anúncio do Evangelho ressoe com as muitas expressões que a constituem.
O Plano Diocesano de Pastoral é para a Igreja Diocesana o “mapa” que indica o caminho para a realização da sua missão. Como o Papa Francisco muitas vezes diz, o Plano de Pastoral não esgota a ação pastoral; mas, sem dúvida alguma ele norteia a ação pastoral da Igreja exigindo o esforço por deixar o secundário e abraçar o essencial”.
Na celebração da Missa do Crisma, na Quarta-feira Santa, às 19h30 na Catedral Diocesana, teremos o lançamento e a entrega do Documento do Plano Diocesano de Pastoral ao clero e a todos os membros do Conselho Diocesano de Pastoral, expressando assim o compromisso comum de todos na consecução do mesmo.
Quero, aqui, deixar meu agradecimento ao Pe. Ivanaldo Mendonça, Coordenador Diocesano de Pastoral e aos padres assessores das Comissões Pastorais, como também os membros das Comissões e a todos os que colaboraram na elaboração dos projetos pastorais e da redação final do texto. Deus abençoe e recompense a generosidade de todos na realização deste trabalho tão importante para nossa diocese.
Aproveito a ocasião para desejar a todos uma santa e abençoada Páscoa do Senhor! Que a alegria do Ressuscitado permaneça sempre na vida de cada um de nós.
Com minha benção,
+ Milton Kenan Junior
Bispo de Barretos
AGENDA EPISCOPAL
04 – Atendimento na Cúria às 9h30
07 – Atendimento na Cúria às 9h30
08 – Adoração Eucarística, Capela Mãe Rainha, em Barretos, às 14h30
09 – Missa de RAMOS, na Catedral Diocesana, às 9h30
12 – Tarde de Oração com o Clero Diocesano, no Salão paroquial da Catedral, e Celebração Penitencial com o clero na Catedral, a partir das 16h
12 - Missa do CRISMA, na Catedral, às 19h30
13 – Missa da “Ceia do Senhor” com “Lava pés”, na Catedral, às 19h30
14 – Celebração da Paixão e Morte do Senhor, na Catedral, às 15h
15 – Solene Vigília Pascal, na Catedral Diocesana, às 19h30
16 – MISSA DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO, na Catedral Diocesana, às 9h30
23 – Missa no Encontro de Formação dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, na Casa de Encontros “Dom Antonio Maria Mucciollo”, Cidade de Maria, às 8h30.
Missa na Festa da Divina Misericórdia, na Comunidade Providencia Santíssima, em Colina, às 15h.
26 – Início da 55ª Assembléia dos Bispos do Brasil, em Aparecida