Multimídia - Notícias
Clero de Barretos celebra amanhã o Dia Mundial de Oração pela santificação do clero
Amanhã (23), dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrado também o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. O clero da Diocese de Barretos irá comemorar e celebrar o dia com reunião, missa e confraternização.
A data foi instituída em março de 1995, pelo Papa João Paulo II, e é uma ocasião propícia para os fiéis se unirem, de forma especial, em oração pela santificação dos seus sacerdotes.
A reunião terá início às 8h30 na Casa de Encontros e Retiros Dom Antônio Maria Mucciolo, na Cidade de Maria. Às 11h, na Capela do Noviciado da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), Dom Milton Kenan Júnior irá presidir a santa missa que terá o Rito de Admissão às Ordens Sacras dos seminaristas diocesanos Diego Mendes e Flávio Pereira. Em seguida haverá uma confraternização com o almoço.
Origem da data
Em 1947, o fundador da Congregação de Jesus Sacerdote, padre Mário Venturini, observou que estavam se difundindo no mundo muitas datas especiais, como os dias dos pais, das mães, dos professores, e pensou: “Por que não há também o Dia do Padre?”. Mas ele verificou que os sacerdotes já tinham uma data a ser celebrada: a Quinta-Feira Santa, dia em que é instituída a Eucaristia e, junto a ela, o Sacramento da Ordem. Ainda assim, ele desejava um dia de calma, para que os padres tivessem a oportunidade de se reunirem com os bispos e refletirem sobre o amor de Jesus, Sumo Sacerdote.
Padre Mário escreveu a todos os bispos da Itália apresentando a proposta do “Dia de Santificação Sacerdotal” na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ao qual ele era devoto. A acolhida dos bispos foi favorável e, com a aprovação do Papa Pio XII, lançou a proposta em nível mundial e continuou a renová-la anualmente até o dia de sua morte em 1957.
Em 1995, a Congregação para o Clero assumiu como própria a iniciativa e enviou um apelo a todos os bispos do mundo para que celebrassem, em todos os anos, o “Dia de Santificação”. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II escreveu uma carta aos sacerdotes por conta da Quinta-Feira Santa e nela instituiu o “Dia pela Santificação dos Sacerdotes”.