Multimídia - Notícias
Como Nossa Senhora Aparecida se tornou a padroeira do Brasil
São Pedro de Alcântara havia sido escolhido pelo então imperador do Brasil, Dom Pedro I, para ser o padroeiro do país, já que tinha o mesmo nome do santo. Segundo o imperador, não podia reger os negócios da coroa sem a ajuda celestial do santo.
O Papa Leão XII, atendendo ao pedido do príncipe regente, confirmou o posto de padroeiro do Brasil a São Pedro de Alcântara no ano de 1826. Porém o santo, que viveu entre os anos de 1499 a 1562, era desconhecido no Brasil. São Pedro de Alcântara foi um frade franciscano espanhol que fez grandes reformas na ordem à qual pertencera, a Ordem dos Capuchinhos, no Reino de Portugal.
Anteriormente à escolha do padroeiro pelo regente, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição fora encontrada no Rio Paraíba, em 16 de outubro de 1717. A devoção à santa aparecida nas águas foi crescendo e ganhava notoriedade por todo o Brasil.
Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI declarou, então, Nossa Senhora da Conceição Aparecida como a padroeira do Brasil. No mesmo ano, em 31 de maio, Getúlio Vargas, o então presidente do país, declarou oficialmente a santa como padroeira do Brasil.
Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia à devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
Postado em 16/09/2014 às 10h11 - Imagem da Internet