Quarta-feira, 23 de março de 2022

Comunidades Religiosas são acolhidas na Diocese de Barretos

Foto | Comunidades Religiosas são acolhidas na Diocese de Barretos
Na tarde do último sábado (19), durante missa na Catedral Divino Espírito Santo, em Barretos, Dom Milton Kenan Júnior fez a acolhida oficial de duas comunidades religiosas.

Dom Milton disse, no início da celebração, que os institutos “vão enriquecer a vida da nossa Igreja com o seu carisma e o se testemunho”.

O frei Francisco, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, apresentou o carisma da comunidade. “Repetir o abraço de São Francisco no leproso de hoje. Isto é, na exclusão do mundo de hoje, no descarte do mundo de hoje, eis o nosso carisma que se resume em três dimensões importantes: assistência e saúde; missionária; e contemplativa”, explicou destacando o trabalho que realizam em hospitais, especialmente com os mais pobres, nas comunidades terapêuticas e albergues.

Na Cidade de Maria, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus mantém, já há um ano, o eremitério, ou seja, um local específico para oração, encontros, retiros e momentos de intimidade com Deus.

O frei Diego Santana apresentou o carisma da comunidade Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, que também manterá casa na Cidade de Maria. “O carisma bebe da espiritualidade carmelitana, então, de Santa Teresa da Cruz, ou seja, toda a espiritualidade do Carmelo, que tem um carisma voltado para a vida espiritual, par a oração, para a contemplação de Deus e de sua ação no mundo”, destacou. A comunidade religiosa fará um trabalho junto aos universitários e auxiliará a pastoral na Paróquia Santo Antônio de Pádua.

A missa foi concelebrada por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, bispo da Diocese de Óbidos que é o assessor eclesiástico da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e padres da diocese e das comunidades religiosas.

Fotos: Milton Figueiredo