Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Diocese de Barretos participa do Forum Social em Rio Preto

Foto | Diocese de Barretos participa do Forum Social em Rio Preto

UM DOS EIXOS SERÁ A SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO DE RUA

Os bispos de Barretos, Catanduva, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga confirmaram presença.

O Sub-regional Ribeirão Preto 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), constituído pelas Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga, por iniciativa de seus Bispos, Coordenadores Diocesanos de Pastoral, Representantes de Presbíteros e a Equipe Sub-regional do Pilar da Caridade realizará Fórum Social nos dias 04 e 05 de maio de 2024, na Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, no bairro Eldorado, da cidade de São José do Rio Preto/SP.

O Fórum dará atenção especial à ação sociopastoral com a População em Situação de Rua sob o tema: “Caminhar juntos na missão sociotransformadora da Igreja” e com o lema: “O amor de Cristo nos impulsiona” (2Cor 5,15), que deverá nortear a ação que, ao final, apresentará “carta manifesto” apontando considerações, em especial, para o Poder Público.

Objetivos do Fórum Social

1) Partilhar as realidades sociais e as ações sociopastorais das Dioceses do Sub-regional RP2;

2) Analisar a realidade específica da população em situação de rua e as ações desenvolvidas nessa realidade pelas Dioceses do Sub-regional, por outras entidades e pelo poder público;

3) Identificar e analisar outros desafios sociopastorais comuns;

4) Conhecer e compreender mais profundamente as orientações da Igreja sobre sua ação sociotransformadora (espiritualidade, pastoralidade e incidência sociopolítica);

5) Conhecer e analisar as políticas públicas relacionadas aos campos de atuação sociopastoral das Dioceses do Sub-regional.

6) Celebrar a crescente comunhão sociopastoral das Dioceses do Sub-regional.

7) Planejar o desenvolvimento de ações e formações sociopastorais conjuntas, tomando em consideração as articulações sociopastorais nacionais e do Regional Sul 1, da CNBB.

4 de maio de 2024, sábado, das 8h30 às 18h30

5 de maio de 2024, domingo, das 7 às 15 h