Multimídia - Notícias

Terça-feira, 02 de maio de 2023

Diocese disponibiliza mais de mil exemplares de Bíblia do Jubileu do Cinquentenário

Foto | Diocese disponibiliza mais de mil exemplares de Bíblia do Jubileu do Cinquentenário

Outra iniciativa da Diocese de Barretos para marcar as celebrações do seu Cinquentenário de criação foi encomendar cerca de quase 1.200 Bíblias personalizadas, que foram encaminhadas para todas as Paróquias de seu território. Algumas foram presenteadas pelo bispo diocesano ao final da Assembleia do dia 1º de maio, na Cidade de Maria, para apenas os representantes de Pastorais, Movimentos e Associações que se fizeram presentes nesse encontro.

Esta Bíblia Pastoral, da Paulus, tem uma capa personalizada com a logo dos 50 anos. E nas suas primeiras páginas, além da Apresentação da Bíblia Comemorativa por Dom Milton, informações da Diocese e do registro dos seis bispos que até o momento compõem sua história desde 1973, ainda tem o Mapa da Diocese, fotos de suas principais igrejas e capelas, um resumo do que é a Cidade de Maria e os nomes de todo o clero atual neste Ano Jubilar.

Uma iniciativa louvável e marcante para data tão especial em sua caminhada de fé.

APRESENTAÇÃO DA BÍBLIA COMEMORATIVA

(Por: Dom Milton Kenan Jr, bispo diocesano de Barretos)

Ao celebrarmos os cinquenta anos da criação de nossa diocese de Barretos, que ocorreu aos 14 de abril de 1973, com a publicação da Bula Adsiduum Studium, do papa São Paulo VI, lançamos esta edição comemorativa da Bíblia, na certeza de que ela expressa mais do que tudo nosso desejo de ser uma Igreja que caminha iluminada pela Palavra de Deus.

Na Exortação Apostólica A alegria do Evangelho, papa Francisco diz que "toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida e celebrada. A Sagrada Escritura é fonte da evangelização" (n. 174). Isso quer dizer que, nas diversas etapas da formação do discípulo missionário – encontro com Jesus Cristo, conversão, discipulado e missão –, a Palavra de Deus ocupa um lugar indispensável pois, como afirma São Jerônimo: "Desconhecer a Escritura é desconhecer o próprio Cristo".

É importante nos debruçarmos sobre a Palavra de Deus revelada a nós nos textos bíblicos, porque através deles somos capazes de reconhecer  aquela outra palavra que Deus revela no nosso tempo, desafiando-nos sempre a novas respostas. Com toda certeza, colocar esta edição comemorativa da Bíblia em suas mãos é manifestar o desejo e o compromisso de fazer que a Palavra de Deus arda e ilumine toda a vida, fecundando-a e a transformando em Palavra de Deus para o mundo.

Há quem afirme que, nos dias atuais, para a maioria das pessoas, a única página do Evangelho que se pode ler é a página da vida dos que creem. Nestes cinquenta anos de nossa diocese, a Palavra de Deus esteve e continua presente na catequese, nos encontros bíblicos, na formação de agentes de pastoral, na escola de teologia para leigos, nas reuniões de famílias e jovens, nos retiros, nas celebrações litúrgicas, nas assembleias e em tantas outras atividades que se torna difícil enumerar.

Mas reconheçamos que a centralidade da Palavra de Deus ainda pode melhorar. Assim, meus votos são de que esta edição, que marca a celebração dos cinquenta anos da criação de nossa diocese, renove em nós o compromisso de dar centralidade à Palavra de Deus em nossa vida e missão, sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, agentes de transformação onde que que estejamos!

    


Outras Notícias