Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Diocese e Bravíssimo promovem Concerto de Música Sacra na Catedral de Barretos

Foto | Diocese e Bravíssimo promovem Concerto de Música Sacra na Catedral de Barretos

Evento abre uma série de apresentações em comemoração aos 40 anos da Diocese de Barretos

Foi com a Catedral do Divino Espírito Santo lotada que o Coral Bravíssimo realizou o Concerto de Abertura da Série Música Sacra em comemoração aos 40 anos de criação do bispado de Barretos, na noite do dia 30 de outubro.

Idealizador do projeto, o padre Thiago Faccini Paro lembrou que a música sacra é uma modalidade musical que, num passado não muito distante, era muito comum dentro das igrejas e comunidades e com o passar do tempo acabou se perdendo. “Esse concerto, nesses 40 anos de caminhada da diocese, tem o objetivo de relembrar o papel da Igreja também como estimuladora da cultura”, disse.

O repertório do concerto contou com as mais importantes obras dos grandes compositores desse gênero, dentre eles Bach, Andrew Lloyd Webber, Mozart, Schubert e Vivaldi, com interpretações em latim, alemão e inglês. “Fiquei feliz de ver que em nosso município tem pessoas tão sensíveis e que apreciam este tipo de arte”, afirmou o maestro Franco Piérre.

A presença de jovens e o silêncio durante a apresentação chamaram a atenção de Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano. “Isso nos mostra que a música bem feita, aquilo que é bem trabalhado e que mexe com a alma humana, sempre ajuda o homem a trazer para fora aquilo que há de melhor em si. O repertório foi composto de peças simples, mas que revelam grande religiosidade”, disse o bispo.

Além do concerto, os fiéis presentes puderam apreciar uma exposição de fotos que retratam a trajetória percorrida pelo bispado desde a sua criação e uma exposição de livros assinados por autores barretenses. “É sempre uma satisfação expor esse livro, pois ele é o único documento histórico da fundação e criação desta paróquia e igreja, e sobre a arte sacra nela existente”, afirmou José Paulo Lombardi, diácono permanente e autor do livro “O coração de Barretos”, que conta a história da Catedral e cuja renda é revertida para as obras sociais da Sociedade São Vicente de Paulo.

Para finalizar a apresentação, atendendo ao pedido do padre Thiago, o maestro Franco Piérre e o coral interpretaram “Pelos Prados e Campinas”, sendo aclamados mais uma vez pelo atento público.

Postado em 31/10/2012 às 09h59 - Texto: Rinaldo Filho - Fotos: Lucas Borges


Outras Notícias