Multimídia - Notícias
Dom Gaspar preside amanhã missa que comemora seus 50 anos de sacerdócio
Amanhã, dia 27, às 19h30 na Catedral do Divino Espírito Santo, o segundo bispo emérito da Diocese de Barretos, Dom Antonio Gaspar, preside a celebração que comemora seu Jubileu de Ouro de Ordenação Presbiteral com o clero e fiéis diocesanos. A comunidade é convidada a participar da celebração. No último dia 8, ele presidiu uma missa na igreja que foi ordenado padre em São Paulo.
Biografia:
O bispo emérito nasceu em São Paulo, capital, no dia 11 de novembro de 1931. É filho de Júlio Eugênio Gaspar e Luzia Midéia Gaspar. Sua caminhada vocacional começou no Seminário Menor na cidade de São Roque (SP). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu na capela do seminário do Ipiranga, no dia 8 de Julho de 1962.
Seu trabalho pastoral começou como vigário cooperador na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Bela Vista, na capital. De lá foi transferido para a Paróquia Santíssima Trindade, em Casa Verde Alta. Segundo o bispo, esta paróquia ficava na periferia da cidade e a maioria do povo era muito pobre. A missão seguinte foi na Paróquia Santa Joana D’Arc, no Jardim França, bairro de classe média. Nesse tempo, o então padre Antonio Gaspar exerceu outros ministérios como Coordenador Setorial de Pastoral e Coordenador Regional de Pastoral da Região Episcopal Santana.
Em 15 de dezembro de 1982, recebeu a nomeação de Bispo Auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns para a Arquidiocese de São Paulo. A Ordenação Episcopal aconteceu na Catedral da Sé, no dia 6 de fevereiro de 1983. O Ministério Episcopal começou na Regional de Santo Amaro, hoje diocese. Nesse período exerceu o ministério da Coordenação Missionária Regional do Sul I da CNBB – COMIRE. Com a criação da Diocese de Santo Amaro, Dom Gaspar foi transferido para a Região Episcopal Sé. No mesmo período foi nomeado também Procurador Geral da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.
Em 20 de dezembro de 2000, o Papa João Paulo II nomeou Dom Gaspar como quarto bispo diocesano de Barretos. Sua missão nesta Igreja Particular começou no dia 3 de março de 2001.
Quando completou 75 anos de idade, Dom Gaspar apresentou ao Papa Bento XVI a sua renúncia. O pedido foi aceito no dia 9 de janeiro de 2008. Dom Antonio Gaspar recebeu, então, o título de bispo emérito e voltou a morar em São Paulo, e lá reside desde o dia 21 de abril de 2008.Colaborou: Fabíola Correa
Postado em 26/07/2012 às 09h31 - Fotos: Arquivo pessoal de Dom Gaspar e diocesano