Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Dom Milton preside amanhã a Missa do Crisma da Catedral

Foto | Dom Milton preside amanhã a Missa do Crisma da Catedral

O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, preside amanhã (30), pela primeira vez na diocese, a Missa do Crisma, também conhecida por Missa dos Santos Óleos, na Catedral Divino Espírito Santo, às 20h. Todos os padres do clero diocesano irão concelebrar, já que renovarão seus votos sacerdotais antes do rito da bênção dos três óleos: dos catecúmenos, enfermos e do crisma.

No rito da benção dos óleos, no momento da apresentação dos dons, os diáconos e, na falta deles, os presbíteros ou mesmo leigos, levam os óleos ao presbitério: primeiro é levado o vaso com perfumes. Em seguida vem o óleo dos catecúmenos, seguido pelo óleo dos enfermos e, por fim é trazido o óleo do crisma. Cada um dos ministros que traz os vasos com óleos apresenta-os ao bispo e diz em alta voz: "eis o óleo do crisma" e assim procedem os demais ministros, cada qual nomeando o respectivo óleo. Para a consagração do Santo Crisma, todos os presbíteros reúnem-se ao redor do vaso que contém o óleo crismal. O bispo prepara os perfumes que serão colocados dentro do óleo do Crisma e, após misturar o perfume no óleo crismal, sopra sobre o vaso do crisma como sinal do sopro do Espírito Santo.

Durante a oração consacratória, o bispo e todos os presbíteros fazem a imposição das mãos, estendendo a mão direita invocando o Espírito Santo para que consagre o Crisma. Antes da missa, às 16h30, o presbitério se reúne na Catedral para a Celebração Penitencial.

Postado em 30/03/2015 às 09h26 - Foto: Milton Figueiredo


Outras Notícias