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Terça-feira, 15 de setembro de 2020
Eixos de trabalho da Pascom foram apresentados durante o 1º Encontro Nacional Virtual de Coordenadores e Assessores Arqui/Diocesanos
A coordenação nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), realizou no dia 12, o 1º Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores Arqui/Diocesanos de forma virtual.
Para o padre Tiago Síbula, assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro virtual, que reuniu cerca de 130 dioceses do país, foi “um momento histórico para a comunicação da Igreja no Brasil”.
Marcus Tullius, coordenador nacional da Pascom, disse que o motivo da reunião era o de apresentar o que será feito de agora em diante, na comunicação da Igreja no país. Segundo ele, a Pascom deve ser uma pastoral transversal e não, apenas, transmissora de conteúdo.
Foi apresentado o objetivo geral da Pascom Brasil que é “a partir de Jesus Cristo, nosso essencial, reinventar a prática pastoral da comunicação da Palavra de Deus nas comunidades eclesiais missionárias”.
Integrantes da equipe de coordenação nacional expuseram os eixos de trabalho bem como as ações que a Pascom Brasil irá realizar e disponibilizar no site oficial para todos os grupos de Pascom: Espiritualidade, Formação, Produção e Articulação.
Apresentaram também o tema do Muticom (Mutirão de Comunicação), que está previsto ser realizado entre os dias 22 e 25 de julho de 2021, em Belo Horizonte: “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”.
O diácono transitório Pedro Lopes, assessor eclesiástico do Setor Comunicação na Diocese de Barretos participou do encontro. “Utilizando das novas ferramentas da tecnologia, no que diz respeito à comunicação, a Pascom Brasil busca uma forma de integração e comunhão das dioceses do Brasil inteiro. Foi um momento proveitoso onde pudemos aprender, através de ações concretas dos eixos apresentados, a termos uma Pastoral da Comunicação (Pascom) cada vez mais integrada com as demais pastorais. Com um olhar missionário e evangelizador, devemos deixar de ser uma mera divulgadora de conteúdo digital para sermos, cada vez mais, e de forma mais intensa e eficaz, propagadores da mensagem salvadora e libertadora do Reino de Deus que é o próprio Jesus Cristo”, disse.