Multimídia - Notícias
ESPECIAL 40 ANOS: Barretos celebra a chegada de Dom José de Matos Pereira
Por Rinaldo Filho
A chegada do primeiro bispo da Diocese de Barretos ocorreu exatamente às 18h do dia 9 de junho de 1973, no trevo do Posto Fernão Dias (que não existe mais), onde Dom José de Matos Pereira era esperado por algumas autoridades e moradores daquela região da cidade. De lá, o cortejo seguiu pela Avenida 7 rumo ao centro da cidade. Neste trajeto, Dom José recebeu o carinho de dezenas de fiéis que davam vivas ao novo pastor.
De acordo com os registros da Catedral do Divino Espírito Santo, a cidade estava toda enfeitada. O local de espera das outras autoridades foi a esquina da Avenida 17 com a Rua 20, onde começava um tapete de flores que seguia até o palanque montado na Avenida 19, em frente à Catedral. De acordo com os registros: "Esta praça estava literalmente tomada pelo povo de Barretos e de todas as cidades da nova diocese e por uma comitiva de São Paulo, ex-paroquianos de Dom José".
O bispo seguiu caminhando até o palanque, acompanhado pelo clero e autoridades presentes. O percurso foi interrompido para apresentação de uma escola de samba e de um número de catira. Após a cerimônia de posse ele foi homenageado pela classe médica da cidade, que lhe ofereceu um jantar.
Dom Lucas Moreira Neves, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, afirmou, segundo os registros, que esta "foi a mais vibrante e mais calorosa recepção de um novo bispo que ele já vira".
Postado em 10/04/2013 às 08h39 - Foto: Arquivo