Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

ESPECIAL 40 ANOS: Dom Edmilson é o quinto bispo na sucessão da Cátedra Diocesana

Foto | ESPECIAL 40 ANOS: Dom Edmilson é o quinto bispo na sucessão da Cátedra Diocesana

Por Matheus Silva

 

A Catedral é a igreja mãe das outras igrejas. Na diocese, ela é o sinal de unidade dos fiéis que devem ser um só coração e uma só alma. A palavra catedral vem de cátedra que significa cadeira. Lá está à cátedra do bispo, sinal de que ele é o elo de comunhão da Igreja local, e faz às vezes do Cristo Bom Pastor, governando, ensinando e santificando o povo de Deus que lhe foi confiado.

A nomeação de um bispo se dá pela autoridade papal, pelo documento chamado Bula Pontifícia. Neste documento, o Papa nomeia um sacerdote e designa a sua diocese para exercer o seu pastoreio. Ou então, nomeia um bispo já ordenado e o transfere de uma diocese a outra.

O primeiro bispo da Igreja Particular de Barretos foi Dom José de Matos Pereira, natural de Taiúva (SP). Foi nomeado em 14 de abril de 1973 pelo Papa Paulo VI. Dom José, no entanto, foi acometido de câncer no estômago, só descoberto em abril/maio de 1976. Operado na Santa casa, resistiu pouco tempo, morrendo aos 12 de agosto de 1976. Está sepultado na Catedral diocesana.

Com a morte de Dom José, teve inicio a sucessão da cátedra diocesana. Dom Antonio Maria Mucciolo foi nomeado em 01 de junho de 1977, pelo papa Paulo VI. Tomou posse em 03 de setembro de 1977. Durante seu governo foi criada a Cidade de Maria. Fundada em 05 de setembro de 1981, é um centro espiritual e formativo onde são formados religiosos e religiosas, e há a casa de Retiros Betânia.

Com a transferência de Dom Mucciolo como arcebispo de Botucatu (SP), o Papa João Paulo II, em 27 de dezembro de 1989, nomeou Dom Pedro Fré como o terceiro bispo. Missionário Redentorista, e com um carisma enorme, encantou todas as faixas etárias. Seu lema episcopal "Curar os corações Feridos". Como todo bispo, ao completar 75 anos de idade, pediu a renúncia que foi aceita em 20 de dezembro de 2000. Nesta data, João Paulo II nomeou Dom Antonio Gaspar como o quarto bispo para Barretos.

A posse de Dom Gaspar aconteceu em 03 de março de 2011. Um dos marcos no seu pastoreio foi a construção da atual Cúria Diocesana e Centro de Pastoral, no bairro Jockey Club, em Barretos. Seu lema é "Para que todos Sejam um". Sua renúncia foi aceita por Bento XVI em 09 de janeiro de 2008, quando nomeou o abade Dom Edmilson Amador Caetano, da Ordem Cisterciense, para ser o quinto bispo na sucessão diocesana.

Com quase cinco à frente da diocese, Dom Edmilson Caetano, com o seu lema "Deus Providenciará", convocou em 2008 uma Assembleia Diocesana de Pastoral para que fossem eleitas prioridades diocesanas: Setor Juventude, PRODE (Projeto Diocesano de Evangelização), Setor Social e Formação Integral de Lideranças como as quatro urgências que deveriam estar na linha de frente dos trabalhos pastorais. Em 1º de maio do ano passado, convocou uma nova assembleia para eleger ações concretas com o propósito de melhorar as ações das prioridades eleitas em 2008 e, além disso, foi eleita uma nova prioridade, a Pastoral Familiar.

Postado em 12/04/2013 às 08h33 - Foto: Arquivo


Outras Notícias