Multimídia - Notícias
Está próximo um Parecer sobre a causa de beatificação do Pe. André
Dom Milton Kenan está informando que nesta quinta-feira (04) recebeu uma notícia excelente, "mas rápido do que eu esperava", disse, e continuou: "Hoje recebi um recado do Postulador Romano da Causa de Beatificação do Servo de Deus Padre André, comunicando que hoje foram abertas as caixas com a documentação para exame do Dicastério para as Causas dos Santos. Ele disse que o oficial do Dicastério o cumprimentou pela clareza da tradução, a organização da documentação e o índice. Nas próximas semanas ele dará o parecer para que se possa começar a elaborar a “positio”. Rezemos e agradecemos, pois a causa caminha muito bem", completou.
Documentação foi entregue em setembro último
Em setembro de 2022, Dom Milton esteve no Vaticano na "Visita ad limina Apostolorum" junto com bispos da Regional Sul 1, e na manhã do dia 27 daquele mês, uma terça-feira, ele entregou toda a documentação que nos últimos seis anos vêm sendo preparada no sentido de que um dia possa a Igreja declarar padre André primeiramente Bem-aventurado e, se possível, Santo. Por enquanto, essa documentação é para a causa da sua Beatificação. Atualmente, padre André já é chamado de "Servo de Deus". A entrega foi feita ao Monsenhor Giacomo Pappalardo, oficial do Dicastério, e Dom Milton esteve acompanhado pelo Postulador Romano e do padre Thiago Faccini, secretário-executivo do Regional Sul 1.
Toda a documentação consta de homilias, cartas, artigos e bilhetes escritos por padre André, depoimentos e testemunhos de pessoas que conviveram com o sacerdote, além de material audiovisual. Possui cerca de 4.400 páginas, tudo disposto, com duas cópias, em três caixas que foram lacradas durante cerimônia no dia 16 de setembro, na Cidade de Maria. Padre André Bortolameotti, sacerdote professo da Congregação de Jesus Sacerdote, faleceu no dia 28 de outubro de 2010. A fase diocesana da causa teve início em 2016.
A fase pontifícia do Dicastério para as Causas dos Santos não tem prazo definido para se encerrar. Se o veredito for positivo, padre André passa a ter o título de "Venerável".