Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS E BAZAR DE ARTESANATOS NO NORTH SHOPPING BARRETOS

Foto | EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS E BAZAR DE ARTESANATOS NO NORTH SHOPPING BARRETOS

A primeira edição quer ser motivadora para que em 2011 artistas de Barretos e região possam confeccionar os seus presépios para a exposição.

 

A Paróquia Santa Ana e São Joaquim realiza até o dia 24 de dezembro, na Praça de Eventos do North Shopping Barretos, ao lado do Cantinho do Papai Noel, a 1ª Exposição de Presépios e o Bazar de Artesanatos Natalinos. O objetivo é evangelizar por meio dos presépios e comercializar artesanatos natalinos em prol à reforma da igreja matriz.

Os seis presépios apresentados são do acervo da Paróquia de Tapiratiba (SP), que este ano realiza sua exposição pelo décimo quarto ano consecutivo. As peças são de cunho artístico feitas de diversos materiais como recicláveis, pedras, barro, palha etc.

Segundo o Pe. Ronaldo Miguel, essa primeira edição quer ser motivadora para que em 2011 artistas de Barretos e região possam confeccionar os seus presépios para a exposição, como acontece todos os anos em Tapiratiba. “A visitação é gratuita e os visitantes ainda podem ajudar a paróquia adquirindo artesanatos com temática natalina”, conclui o presbítero.


O presépio

 

O presépio é uma referência cristã que remete ao nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém.

O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.


Postado em 18/12/2010 - 22h47 - Texto e Fotos: Milton Figueiredo


Outras Notícias