Multimídia - Notícias
Fase diocesana do processo de canonização da Irmã Lúcia chega ao fim em Portugal
O processo de canonização da Irmã Lúcia de Jesus, uma das três videntes de Nossa Senhora de Fátima, em sua fase diocesana, chegou ao fim. A partir de agora, as demais tramitações do processo terão continuidade em Roma e passa para a competência direta da Santa Sé. Irmã Lucia nasceu em 1907 e faleceu em 2005, tendo, reconhecidamente, fama de santidade entre os fiéis.
Neste ano, celebra-se o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, Portugal, e o Papa Francisco estará no país para celebrar a data com júbilo.
A cerimônia de encerramento do inquérito diocesano do processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia será realizada no Carmelo de Santa Teresa, de Coimbra, local onde ela faleceu.
Como todo processo de beatificação e canonização em sua fase diocesana, o processo diocesano da Irmã Lúcia de Jesus (bem como está acontecendo no processo diocesano do Pe. André Bortolameotti) teve como objetivo "recolher as provas necessárias para mostrar que, ao longo da sua vida, a vidente de Fátima praticou as virtudes heroicas que se esperam de um santo canonizado, de alguém que pode ser modelo para os outros irmãos na fé", explica a vice-postuladora da Causa de canonização, irmã Ângela Coelho.
Nesta fase diocesana, disse irmã Ângela, não houve a preocupação em identificar um milagre. Isso não é competência do processo em sua fase diocesana: sobre esta questão, "é a Santa Sé que se pronuncia". Mas isto não quer dizer que durante as investigações não tenham sido identificadas "graças importantes em termos de conteúdo, que poderão eventualmente ter redundado em milagres", disse a religiosa.
Na fase diocesana da causa de canonização da religiosa foi realizada uma análise de cerca de 70 mil cartas que ela trocou com pessoas que lhe questionavam sobre as aparições e a Mensagem de Fátima, e respondeu praticamente a todas.
Nesta fase do processo foi analisado também o conteúdo do diário pessoal da irmã Lúcia e também o que testemunharam os inúmeros cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que a visitaram.
Fonte: Gaudium Press